terça-feira, 19 de junho de 2012

Email-marketing, marketing direto ou invasivo?


Email-marketing é um sistema de utilização de e-mails como ferramenta de marketing direto, que possui suas próprias políticas e procedimentos, que gera campanhas cada vez mais otimizadas, por meio da análise de relatórios e análises gráficas. O email-marketing se diferencia do SPAM, uma vez que, para receber esses anúncios, os clientes têm que se cadastrar antes (opt-in) e pode se descadastrar a qualquer momento (opt-out).

Exemplo de email-marketing

A Media Democracy, pesquisa realizada pela Deloitte em alguns países de diferentes continentes, apontou que o email-marketing é considerado o meio mais invasivo dentre todas as formas de publicidade existentes, até mesmo do que as vinculadas em jornais e revistas. Pouco mais da metade dos pesquisados alegaram que estariam mais confortáveis se fornecer informações pessoais na internet significasse uma segmentação dos anúncios, só recebendo o que os interessavam. No entanto, o que acontece é que, na maioria das vezes, há o recebimento de publicidade não autorizada e, muitas vezes, indesejada, já que não é segmentada. É possível também que alguns spammers tenham acesso a dados de usuários que se cadastraram para recebimento de email-marketing, o que ocasiona um envio de publicidade massiva, chegando até a oferecerem produtos de outros sites, sem nenhuma anuência do dono do email.

De acordo com a ExactTarget, a porcentagem de pessoas que se descadastram das listas opt-in é de 91%. Alguns autores em diversos sites espalhados pela internet defendem o envio de email-marketing como forma legítima e que traz resultados. A maioria deles, geralmente, está ligada a alguma empresa de disparo de e-mail, que visam resultados imediatos sem se importar com suas marcas ou até mesmo de consumidores que não conhecem seus direitos, de forma antiética.

Alguns cursos de graduação oferecem a disciplina de email-marketing, que ensina a como proceder à prática, analisar resultados etc. Trabalhar para conquistar algum consumidor dá muito mais trabalho do que enviar um e-mail oferecendo algum produto ou serviço, o que ocasiona uma maior aderência à prática, já que a forma de marketing é muito mais direta e abrange muito mais pessoas.

Fontes
Midia Publicitaria
Tecnoblog


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code