
Não devemos confundir Mobile Marketing com Mobile Advertising. O primeiro pode ser definido como o envio de campanhas via e-mail e ou SMS para a caixa postal do assinante, com ofertas de produtos e serviços. O Mobile Advertising é definido como a veiculação de anúncios publicitários em mobile sites ou embarcado em aplicações móveis gratuitas que são instaladas nos aparelhos pelo usuário.
As campanhas são baseadas em anúncios publicitários especialmente criados e formatados para os sistemas operacionais dos aparelhos móveis, tais como smartphones, tablets e feature phones. Entre os tipos mais utilizados no Mobile Advertising estão o Mobile Web Banner (no topo da página), Mobile Web Poster (no pé da página), o SMS (estima-se que represente 90% do mercado), o MMS (Multimedia Messaging Service, considerado uma evolução do SMS e que vem crescendo muito em todo o mundo), entre outros novos formatos.
Apesar de ser uma atividade recente no Brasil e em boa parte do mundo, muitas agências de publicidade e anunciantes já incluem o Mobile Advertising em seu planejamento de mídia e a tendência é que este mercado possa crescer bastante nos próximos anos, principalmente pelo crescimento da oferta de smartphones e tablets, além do setor já ter descoberto que os feature phones – os aparelhos celulares intermediários sem todos os recursos de um smartphone, mas com muitas funcionalidades, tais como enviar e receber e-mail, acessar a Internet e redes sociais. Este aparelhos possuem perto de 70% do mercado global, principalmente em países como o Brasil, India, Indonésia e America Latina, e vem se tornando uma grande atrativo para as agências de publicidade e anunciantes.
No âmbito geral, a receptividade dos anúncios para os dispositivos móveis também vêm despertando a atenção dos usuários. Uma recente pesquisa da Dynamic Logic aponta que, em média, de 24% dos usuários móveis que tiveram acesso a alguma tipo de publicidade móvel afirmaram que foram capazes de lembrar-se da marca de uma empresa que se utilizou dos anúncios móveis para a sua comunicação.
Outra pesquisa, do eMarketer, revela que apenas 13% dos investimentos com campanhas móveis são destinadas para a área de branding, que é a ação de construção e fixação de uma marca no mercado. Os outros 87% são utilizados para retornos imediatos de vendas, serviços ou contatos. Nesta última pesquisa, cerca de 12% das pessoas que receberam um anúncio em seu aparelho móvel afirmaram ter associaram a mensagem passada à marca. Outros 5,4% passaram a conhecer ou a valorizar ainda mais a marca anunciante, e 4,7% foram induzidos a compras na empresa/site do anunciante.
Mas, o que os especialistas acham? Com base nisso, pesquisamos, e, vimos o que acha o especialista Randall Rothenberg que é presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB), veja abaixo:
"Até agora, a propaganda estava baseada no SMS. Agora, estamos no início de um momento que o importante é contar uma boa história e buscar uma diferenciação na aproximação com o cliente", explica.
O especialista acredita que, no celular, anúncios publicitários devem prestar um serviço ou oferecer algo de graça para chamar a atenção do usuário. "O conteúdo vai precisar ser atraente de uma maneira pessoal. Se for de outra forma, acontece o contrário: o cliente se irrita com a marca", diz.
Pois é, como se vê, o universo de possibilidades é enorme
Créditos:
Alan Chang - CEO da MobGold
Randall Rothenberg - Presidente da Interactive Advertising Bureau (IAB)
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