Desde que o Google passou a exibir seus resultados de forma gratuita há alguns anos, algumas técnicas de
Marketing Digital para
ranqueamento de sites na web como por exemplo o
SEO, ganharam muito mais valor, pois são capazes de auxiliar no melhor posicionamento das páginas, aumentando seu fluxo de tráfego.

Porém, como tudo em demasia representa risco, a cada nova técnica de
SEO desenvolvida, surge também a possibilidade do abusos e de práticas condenadas pelo
Google, conhecidas como
Black Hat SEO.
O que é o Black Hat SEO?
Black Hat SEO é o termo técnico utilizado para se referir a estratégias de SEO vistas como "ilícitas" ou abusivas.
Seguem alguns exemplos:
- Keyword stuffing
- Texto escondido
- Links escondidos
- Doorway pages
- Cloaked pages
- Link farming
- Spam em comentários de blog
- Comprar links
- Troca de links
Sites punidos por Black Hat SEO
No intuito de aumentar o fluxo de acesso de suas páginas, e consequentemente aprimorar a receita online gerada pelo site, muitos webmasters e empresários desavisados acabam por praticar táticas de
Black Hat SEO, que violam as
diretrizes de qualidade estipuladas pelo Google, causando assim a penalização de suas páginas.

As penalizações pela infração das diretrizes de qualidade do Google podem ocorrer de duas formas:
Forma 1 – Perda brusca de posições nos resultados de pesquisa:
Caso você acompanhe o tráfego de acessos do seu site por meio de
ferramentas analíticas, você notará que seu fluxo de acessos caiu consideravelmente. Isso se deve a uma brusca queda de posições nos resultados gratuitos de busca oferecidos pelo Google. O objetivo desta punição não é remover completamente seu site dos resultados do Google mas sim indicar que você encontre e corrija qualquer ação ilícita da sua página.
Pode ser que seu site perca 30 posições, ou até mesmo 950!
Forma 2 – Exclusão do site:
Na pior das hipóteses, seu site sofrerá banimento total do Google, não sendo mais indexado em nenhuma posição dos mecanismos de busca, independentemente das
palavras-chave pesquisadas.
Como saber se meu site foi penalizado?
Comece pesquisando as indexações do seu site. Acesse o Google e digite “
site:www.nomedoseusite.com.br“.
Se o seu site não estiver recebendo nenhuma indexação, provavelmente você foi banido e precisará fazer um
pedido de reconsideração ao Google.
Se por acaso seu site ainda estiver sendo ranqueado, mas seu domínio não estiver tão bem posicionado como costumava estar, então provavelmente houve a constatação de alguma técnica de
Black Hat SEO aplicada indevidamente (será?) no seu site. Procure por qualquer prática de Black Hat SEO que possa estar prejudicando o desempenho da sua página e depois a remova, submetendo-a ao
pedido de reconsideração ao Google.
Como fazer o pedido de reconsideração do Google?
Acesse a ferramenta
Google Webmaster e em seguida acesse o
formulário de pedido de reconsideração do Google.

Preencha-o da forma mais detalhada possível. Deixe claro quais foram os problemas do seu site que o levaram a sofrer uma penalização e descreva quais foram os procedimentos que você executou para solucioná-los. Destaque que após suas correções seu site já não está mais violando nenhuma das diretrizes de qualidade do Google, e que estas práticas irregulares não se repetirão no futuro.
Tenha em mente que um profissional capacitado irá ler seu pedido de reconsideração e avaliá-lo manualmente, ou seja,
este não é um processo robotizado. Portanto, seja rico no detalhamento de como você identificou o problema e que atitudes tomou para resolvê-lo.
Tempo de espera para solução do problema
Dentro de algumas semanas seu problema deverá ser solucionado e seu site voltará gradualmente a ter o mesmo posicionamento de antes. Se ainda assim não ocorrer nenhuma diferença no tráfego seu site, você pode considerar a possibilidade de
refazer o pedido de reconsideração do Google.
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