Porque fazer o monitoramento de redes sociais?
Apr 3rd 2013, 14:40
O Monitoramento de Redes Sociais é a base para um trabalho consistente e eficaz no ambiente digital. Através dele é possível acompanhar o que as pessoas falam, onde estão e o que esperam das marcas que consomem.
Podemos entender o Monitoramento como uma pesquisa de mercado espontânea, trazendo insights que ajudarão a fortalecer o posicionamento de sua marca, identificar leads de vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes.
Como começar? Muitas empresas optam pela terceirização desse serviço para agências especializadas. Esse pode ser um bom caminho, mas acreditamos que a melhor opção seja a internalização desse serviço.
Isso porque, além da autonomia adquirida, ganha-se com a rapidez ao acesso a informações estratégicas e contenção de crises. Outro benefício é poder ampliar o uso do monitoramento para outras áreas de sua empresa como comercial, produtos, rh ou jurídico por exemplo.
Pontos importantes Definido o modelo invista em um bom planejamento, estabelecendo objetivos, definindo as palavras-chave e as categorias que irão organizar o conteúdo capturado pela ferramenta.
A escolha da ferramenta é um ponto crítico, por isso, avalie os melhores planos e funcionalidades antes de fazer a contratação.
A definição da equipe também é fundamental, pois a atividade requer dedicação e inteligência. Se não tiver condições de ter colaboradores dedicados, talvez esse não seja o momento ideal para iniciar o trabalho. O monitoramento deve ter acompanhamento diário para obter os resultados desejados.
Outro ponto importante é a definição de métricas e a frequência de relatórios gerenciais. O acompanhamento de indicadores será o termômetro de avaliação de suas ações e imagem de sua marca.
Quais são os benefícios para minha empresa? • Acompanhamento de números em tempo real, • Saber como sua empresa está em relação à concorrência, • Identificar oportunidades de negócio • Conhecer a opinião do público sobre seus produtos ou serviços, • Identificar casos críticos e tomar ações antes que ganhem repercussão, • Usar as informações para melhorar a qualidade de seu negócio.
E sua empresa, já monitora as redes sociais? Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!
|
0 comentários:
Postar um comentário