Todas as empresas que fazem e-mail marketing adorariam ter 100% de abertura, certo? Com um mercado tão competitivo e com tantas ferramentas para que o e-mail marketing não dê certo, cada abertura é uma vitória. Apesar destas empresas desejarem muitas aberturas, muitas vezes não sabem nem o básico do e-mail marketing. Então, vou dar uma mão. Listo abaixo algumas dicas para se ter melhores taxas de aberturas em suas campanhas de e-mail marketing.
Um mensagem composta apenas por imagens recebem uma pontuação negativa pelos filtros anti spam, visto que os mesmos não conseguem ler o conteúdo que será apresentado para o usuário. Desta forma sua mensagem pode ser classificada como spam e ir para o lixo eletrônico e o contato nem ver a mesma.
Aconselho confeccionar suas mensagens em HTML, compostas por partes em texto também. O ideal é que ela possua um equilíbrio entre textos em imagens. Minha dica é tentar deixar a mensagem com pelo menos 50% de texto. Quanto mais melhor.
Importante: Não precisa abrir mão do layout. Como disse, é importante um equilíbrio. O layout atraente ajuda na conversão.
Faça testes com seus assuntos. Pense no assunto como uma vitrine de uma loja. Se a vitrine não é interessante, menos clientes entram na loja, certo?
Neste ponto é importante conhecer o perfil de seus contatos para usar uma linguagem que seja de fácil compreensão por eles e assim converter em mais aberturas. Assuntos onde o contato tem um benefício claro, geralmente, geram mais aberturas. Exemplo:
Original: Concorra a uma casa em São Paulo.
Variação: Ganhe uma bela casa na melhor região de São Paulo. Somente por este e-mail.
Desta forma você dá um benefício e exibe a exclusividade do e-mail, ou seja, se não for através daquele e-mail ele não ganha. Entendeu?
Caso não conheça os contatos, faça testes. Envie mensagens com assuntos mais descontraídos, assuntos mais objetivos, assuntos com benefícios e veja qual da mais resultado.
Assuntos que fazem o contato se sentir importante ou inteligente costumam gerar bons resultados.
Usar o nome do contato no campo assunto também ajuda a melhorar a taxa de abertura.
Também pode testar os famosos Fun Characters. Desde que tenha sentido, claro. Uma flor no assunto de uma mensagem de uma floricultura, tem sentido, certo?
Tente usar sempre o mesmo remetente em seus envios. Os filtros de privacidade dos clientes de e-mail por padrão bloqueiam o conteúdo externo de uma mensagem quando o remetente é desconhecido do contato, ou seja, quando o e-mail de remetente não está na lista de contatos ou de remetentes confiáveis do destinatário.
Com o tempo, os contatos interagem com suas mensagens e o índice de aberturas tende a melhorar, mas se você sempre mudar o remetente irá descartar este recurso. A reputação que criou com aquele remetente será desconsiderada, mesmo que seja o mesmo domínio.
Faça análises constantes em seus envios e tente identificar os horários em que os contatos mais interagem com suas mensagens. Depois de identificar o horário em que os contatos mais abrem, envie as próximas até 15 minutos antes deste horário. Por exemplo, se os contatos costumam abrir entre às 11 e 13 horas, envie sua mensagem às 12:30 horas.
Não esqueça de acompanhar a interação dos contatos com frequência, pois este comportamento pode mudar, ok?
O índice de smartphones e tablets cresce rapidamente a cada dia, por isso se torna extremamente importante analisar o dispositivo pelo qual seus contatos costumam abrir as mensagens. Se a taxa for acima dos 20%, aconselho criar um template responsivo (que se adapta ao tamanho da tela do usuário) ou um template próprio para mobile para que o contato tenha qualidade ao ler sua mensagem.
Além disso, um assunto curto se torna muito mais relevante. Como o tamanho da tela de um dispositivo móvel é reduzida, assuntos muito cumpridos são cortados em alguns casos.
Existem várias outras técnicas que podemos utilizar para melhorar os resultados dos envios e a maioria delas são focadas no comportamento e perfil dos contatos, como, origem das aberturas, região das interações, índice de rejeição (contatos que cancelam o cadastro), etc. Estas informações servem para você melhorar a forma de como comunica com ele, a linguagem e até mesmo para sentir como andam seus envios. Se eles agradam ou não.
Uma coisa muito importante é Não pratique spam em hipótese alguma. Quando se envia mensagens para contatos sem seu consentimento, eles tendem a marcar a mensagem como lixo eletrônico. Quando fazem isso eles reduzem a reputação do seu remetente e, em alguns casos, do servidor de envio. Com baixa reputação seus envios são encaminhados para a pasta de lixo eletrônico/spam quase sempre e isso fará com que você não tenha bons resultados.
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