
Neste post, iremos abordar o tema sobre as estratégias que devem ser seguidas pelos remetentes que desejam alcançar a caixa de entrada dos usuários do Hotmail.
O email da Microsoft está na ativa há 16 anos e ainda é o provedor de email gratuito que possui o maior número de usuários em todo o mundo. De acordo com a ComScore (empresa responsável pela pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços para muitas das maiores empresas da Internet), o Hotmail tem 36% do mercado, totalizando 324 milhões de usuários. Ou seja, se você envia email marketing, certamente uma grande parte de sua lista é composta por usuários do Hotmail.
A preocupação com a reputação dos remetentes se torna cada vez mais necessária, principalmente quando falamos de Hotmail, que entre os principais provedores, é o que se destaca por ter a política de controle de spam mais rigorosa. Por isso, para aumentar a sua taxa de entrega, listamos algumas informações e critérios utilizados pelo provedor:
Filtros de Spam: O Hotmail utiliza a tecnologia Microsoft antispam SmartScreen e considera o volume de mensagens enviadas, o número de reclamações de cada remetente e a quantidade de spamtraps.
Painel SRD: Esse painel classifica as mensagens com base no conteúdo e reputação do remetente de acordo com a experiência dos próprios usuários. A Microsoft convida pessoas que possuem contas ativas há bastante tempo e com relativa movimentação. O grupo selecionado colabora com o processo de monitoramento e classificação da reputação das empresas que enviam email em massa ao repassar para o provedor as percepções que estão tendo das mensagens que vem recebendo, ou seja, as classificam como spam ou reconhecem remetentes idôneos.
Além disso, a identidade dos usuários que fazem parte do painel SRD é mantida em sigilo, de tal modo que nem os remetentes diretos, nem as empresas responsáveis pelos disparos conseguem saber se quer quantos usuários deste tipo existem em suas listas.
Bloqueio de spamtraps: Spamtraps são armadilhas criadas e distribuídas na internet pelos próprios provedores. Esses emails circulam na web e são capturados por empresas que utilizam a prática Spammer. Quando esses endereços recebem um spam, o provedor identifica e bloqueia rapidamente esse IP.
Entrega garantida: A Microsoft reconhece os remetentes certificados pela Return Path e consultam sua whitelist. Sendo assim, as autenticações garantem a entrega de mensagens na caixa de entrada, já com as imagens carregadas.
Consistência no envio: Inclusive para usuários opt-in, o Hotmail avalia o comportamento dos remetentes. Além da quantidade e da frequência, o ideal é que as mensagens sejam enviadas sempre a partir do mesmo IP.
Além destas características, agora, com a mudança do Hotmail para Outlook.com, um sistema próprio de opt-out está presente nos emails.
O novo link é inserido na parte de baixo de todos os emails e possibilita que os usuários bloqueiem o recebimento das mensagens de um determinado remetente diretamente no provedor.
Esta nova configuração no Hotmail deverá tornar as empresas que trabalham com email marketing ainda mais cautelosas. O cuidado terá de ser redobrado no envio: para que as mensagens tenham entrega efetiva, será primordial respeitar o desejo dos internautas, enviando campanhas somente para os que solicitaram recebimento.
OPINIÃO DO ADMIN:
Creio que todos irão seguir essas dicas, são básicas, porém, se colocado em prática poderá ser útil tanto para o alcanço de alvo quanto para o aumento das vendas ou até mesmo da própria publicidade em si.
Aqui, foram introduzidas 5 dicas que talvez poderá mudar a vida de alguns que trabalham no ramo de Administração ou em outras áreas que sejam necessárias a exploração de diversos meio do uso de Marketing.
Créditos:
Bárbara Gengo - Analista de Comunicação da All In
0 comentários:
Postar um comentário