Acabou de publicar seu site? Veja o que fazer para aumentar o número de acessos
Oct 4th 2012, 19:07
Diferentemente dos primórdios da Internet, hoje em dia está cada vez mais difícil gerar tráfego qualificado para sites, principalmente se eles são novos ou foram recentemente publicados. Veja porque:
Enfrentando dificuldades com sites antigos e concorrência
Parte da dificuldade encontrada por sites recém-criados em conseguir um maior número de visitantes se dá pelo elevado número de sites concorrentes, que competem por relevância de termos e palavras-chave segmentadas. Diariamente, centenas ou milhares de sites são criados e publicados na web, inflando os resultados de buscas por empresas dos mais diversos segmentos.

Outro fator que dificulta a alavancagem do seu novo site nos mecanismos de busca é o desfavorecimento frente a sites que já estão no ar a mais tempo. Sites antigos são mais favorecidos pelo Google, Yahoo e Bing do que sites novos, justamente por já terem um page rank melhor e uma grande variedade de conteúdo (e se este conteúdo for de qualidade, então esses sites antigos apresentarão uma colocação ainda mais privilegiada nos resultados de pesquisa).
Como gerar tráfego qualificado para seu novo site
Uma boa maneira de gerar tráfego qualificado para o seu site, seja ele antigo ou recém-publicado, é investir verba publicitária em estratégias de Marketing Digital, como por exemplo Links Patrocinados do Google ( Google Adwords), em que você paga para aparecer entre os primeiros resultados da SERP.

Mas suponhamos que você ainda não tenha uma boa verba para investir em Marketing Digital, como fazer para que seu site seja indexado mais rapidamente?
É aqui que entram as técnicas de SEO! Confira como alinhar estratégias de Marketing Digital com técnicas de SEO, e aplica-las ao seu novo site:
Dica 1 – Disponibilize Conteúdo Relevante
Proporcionar um conteúdo constante e revelante a seus leitores os manterá em estado de prontidão, aguardando por suas novas notícias e postagens. Já falamos um pouco sobre isso no post “ Como conquistar leitores fiéis para o seu blog“. Em estratégias de SEO content (SEO de Conteúdo), o conteúdo é rei!

Um bom material, quando publicado com certa frequência, pode ser um dos capacitadores de uma gradual elevação do seu site nos resultados de busca do Google, e da mesma forma, um conteúdo desinteressante e postagens com espaçamentos de tempo muito grande podem ser os motivos para altas taxas de rejeição do seu site.
Dica 2 – Selecione as melhores Palavras-chave
Seja na composição de textos para postagens, ou em textos institucionais, a escolha das palavras-chave corretas é de suma importância para o SEO do seu site. Tenha em mente que o internauta chegará ao seu site (ou blog) pesquisando pelas palavras-chave que mais remetem aos assuntos das quais você trata, e dessa mesma forma, ele também será apresentado aos sites e blogs dos seus concorrentes, portanto, seja criterioso na escolha de suas palavras-chave.

Como dica, comece adicionando palavras-chave mais gerais nos textos do seu site, como por exemplo o nome da sua empresa, os produtos que você oferece e até a localização da sua empresa. Depois disso, pense em palavras-chave mais específicas, pois estas são as que farão diferença quando o internauta estiver procurando pelo seu site.
Dica 3 – Envie Sitemaps regularmente
Sitemaps são arquivos no formato XML, que tem por objetivo servir de “ conteúdo para verificação” pelos robôs dos sites de busca (Google, Yahoo, etc..). Através de um sitemap é possível informar a esses robôs quantas e quais são as páginas existentes no seu site.
O envio de Sitemaps através da ferramenta Google Webmaster Tools é o passo mais rápido para que o Google saiba exatamente quais links do seu site acessar, diminuindo a possibilidade de alguma página do seu site não ser indexada. Para criar um Sitemap, acesse aqui.
Dica 4 – Consiga Links Externos
Mesmo que inicialmente seja apenas um, é importante conseguir links externos que levam ao seu site. Por mais que você atenda aos passos anteriores, pode ser que leve um tempo até o Google começar a mostrar seu site nos resultados de pesquisa.

Para saber se o seu site está indexado ou não, pesquise da seguinte forma: site:http://seusite.com.br Caso ele não tenha sido indexado ainda, tente conseguir ao menos um link externo de um site confiável, e se possível, antigo.
Este primeiro e único link externo pode parecer pouco, mas representará muito para o SEO do seu site, pois não só o ajudará a ter uma melhor indexação, como também levará os primeiros leitores vindos de buscas orgânicas ao seu site.
Conclusão
Finalizando, podemos concluir que as SERP do Google (parâmetros de pesquisa) hoje em dia estão muito mais criteriosas do que antes, portanto inovações contínuas referentes ao conteúdo do seu site valorizarão muito o desempenho do posicionamento dele em mecanismos de busca.
E aí, o que achou do post? Aplique algumas dessas estratégias de SEO no seu site e depois conte-nos os resultados nos comentários abaixo.
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O que é o Not Provided do Google Analytics e o que ele representa para o tráfego do seu site
Sep 27th 2012, 16:24
Se você trabalha com relatórios de Web Analytics, ou se por acaso já acessou o Google Analytics de seu site ou blog a fim de estudar fluxos de aceso e parâmetros de comportamento dos seus clientes ou leitores, deve ter se deparado com o termo “ Not Provided” no topo da lista de palavras-chave que mais geraram tráfego para sua página.
Antes de cogitar a ideia absurda de investir verba publicitária na otimização das palavras-chave “ Not Provided” para aumentar o fluxo de acessos do seu site, vamos primeiro entender do que se trata o termo “Not Provided” do Google Analytics.
O que é o Not Provided
Ao acessar o relatório de palavras-chave via busca orgânica do Google Analytics, é provavel que você acabe encontrando o termo Not Provided no topo da lista. Diferentemente das palavras que estão abaixo dele, o Not Provided não trata-se de um termo buscado pelos internautas no Google ou demais sites de busca, e de fato o Not Provided não se trata de nenhum termo associado ao seu negócio ou ao site da sua empresa.
O Not Provided é um relatório que agrega uma série de palavras-chave que não puderam ser fornecidas pela ferramenta de buscas do Google.
“Mas como assim o Google não é mais capaz de encontrar os termos e palavras-chave que originaram as visitas a um site?”
Calma, não é bem assim. O Google não parou simplesmente de fornecer dados sobre essas palavras, mas fez algumas mudanças baseado em sua nova política de privacidade.
Se por acaso você estiver logado em sua conta do Google, fazendo uso de qualquer um dos serviços disponibilizados pela empresa (seja o Youtube, Orkut, Gmail, Google+, etc…) e pesquisar por algum determinado termo ou palavra na barra de buscas do Google, as palavras e os termos digitados não serão identificados pelo Google Analytics nos relatórios de busca orgânica (apesar de continuarem aparecendo nos relatórios de palavras-chave patrocinadas, caso essas palavras estejam fazendo parte de alguma campanha de Google Adwords).
Como identificar essas palavras-chave?
Apesar de não aparecerem nos relatórios do Google Analytics, é possível tentar descobrir esse conjunto de palavras referentes ao Not Provided por meio de outra ferramenta de análise do Google, a Google Webmaster Tools.
O Google Webmaster Tools é uma excelente ferramenta de análise e monitoramento, fornecendo justamente algumas informações complementares às já disponibilizadas pelo Google Analytics.

Por meio do Google Webmaster Tools é possível identificar as 10.000 palavras-chave que mais geraram cliques para o seu site ou blog, mas por fornecer apenas dados referentes a termos e palavras que obtiveram cliques, uma boa estratégia de análise seria cruzar seus dados com os obtidos pelo Google Analytics, pois o Google Webmaster Tools não fornece dados como taxas de rejeição, taxas de conversão, tempo de permanência por página e posts mais acessados.
A relação dos Not Provided com o SEO
Você já parou para pensar no motivo pelo qual as palavras-chave ou termos que os usuários digitam na barra de pesquisas do Google são categorizadas como Not Provided, não sendo definidas nos relatórios de busca orgânica, mas continuam sendo identificadas nos relatórios de palavras patrocinadas?
O Google vêm se firmando cada vez mais como uma empresa de publicidade online, e interpretando a situação de forma financeira, com certeza é mais rentável para a empresa ter clientes investindo verbas destinadas a Links Patrocinados (Google Adwords) do que disponibilizar cada vez mais ferramentas e estratégias para melhorar o posicionamento de sites via busca orgânica.
O Google Adwords é uma ferramenta infalível de Marketing Digital para quem quer gerar melhor posicionamento, baseado no critério de compra de mídia, em que você investe para ter seu site entre os primeiros resultados de busca. Não vamos dizer que o SEO está perdendo sua força, mas de fato, a principal estratégia disponibilizada pelo próprio Google para quem quer proporcionar um bom posicionamento para seu site é, de fato, investir em links patrocinados.
E aí, o que achou do post? Você pensa em investir em links patrocinados do Google?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
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Como conquistar leitores fiéis para o seu blog
Sep 14th 2012, 13:09
Provavelmente você já deve ter lido matérias ou artigos em diversos blogs espalhados na internet, mas por acaso já parou para pensar o quão trabalhoso é compor um conteúdo relevante, capaz de despertar o interesse contínuo das pessoas em continuar lendo?
Pode parecer fácil escrever textos para posts, mas o fato é que cada vez mais os internautas têm demonstrado menos interesse em concluir a leitura, transformando-se de “ leitores reais” para meros “ visitantes“, caracterizando um fenômeno que o Google Analytics e os profissionais do Marketing Digital denominam como Alta Taxa de Rejeição.
De acordo com dados retirados do Google Analytics, a taxa de rejeição chega a ser tão grande que alguns visitantes simplesmente abandonam o blog sem nem mesmo terminar de ler o primeiro parágrafo do texto (que você levou tanto tempo para escrever).

O desafio aqui, seja você um blogueiro profissional ou não, um jornalista, um twitteiro, um profissional do Marketing Digital, ao até mesmo um estudande de Marketing Digital ou web analytics, está em contornar este problema de taxa de rejeição e fidelizar seus visitantes (novos e antigos), para que eles permaneçam por um bom tempo no seu blog e tornem-se efetivamente um “leitor”, do tipo que acompanha seus posts e volta ao site para ler suas novidades.
Conteúdo é importante, mas fica melhor quando aliado a um bom design!
O que de fato criará o habito de retorno ao seu blog por parte dos leitores é a qualidade do conteúdo que você lhes oferece. Não tenha dúvidas quanto a isso, e sempre forneça o melhor conteúdo que puder!
Se seu blog é sobre notícias, certifique-se de que você está ciente do que vêm acontecendo de mais importante atualmente. Se seu blog é sobre moda, fique antenado sobre as últimas tendências do seu tema. Se seu blog é sobre tecnologia, conheça (e se possível experimente) todos os lançamentos do mundo digital.

Ok, até aqui falamos sobre fornecer conteúdo relevante, mas e onde entra o design e o layout? Simples, uma coisa complementa a outa!
Tenha um visual lindo, limpo e organizado. Um bom layout é o que impactará e impressionará um leitor que esteja visitando seu blog pela primeira vez, portanto, capriche.
Além disso, um bom design não apenas impressiona visualmente, mas também denota arrumação. Quantas vezes você já não acessou um site ou blog, e ele estava com todas as categorias misturadas, nuvens de tags nos lugares mais impróprios, caixa de busca praticamente imperceptível, entre outras “bagunças”.

Quanto mais organizado for seu blog, menor será a sensação de confusão por parte do leitor, e se ele encontrar facilmente o que quer ler, então a probabilidade de retorno posterior é ainda maior.
Conheça seus leitores
O Google Analytics é uma ferramenta imprescindível para análises de comportamento dos usuários na web. Já que você está utilizando o Google Analytics para estudar o nível da taxa de rejeição do seu blog, porque não o usa também para estudar qual foi o post que mais gerou acessos?! Escrever continuações para este post, ou falar de assuntos relacionados pode garantir a volta de seus leitores, ávidos por mais conhecimento ou novas opinões.
Além disso, o Google Analytics também fornece outros dados, como por exemplo os dias em que sua página mais é acessada, e os horários de pico.
Dica: se você tiver uma maior porcentagem de leitores que acessam seu blog às terças-feiras, às 22:00, que tal programar suas publicações para esse horário? É uma chance de pegá-los bem no momento em que estiverem online.
Não deixe comentários sem respostas
Se você quer fidelizar leitores, transformando-os de meros “visitantes” para “ fãs assíduos”, demonstre a eles que suas opiniões são importantes, e que sua presença constante é muito bem vinda! Agradecer e responder a comentários é o primeiro passo (e o mínimo que se pode fazer) para que se inicie uma relação mais próxima com seus leitores.
Muitas vezes, não responder a comentários pode representar parte do percentual da taxa de rejeição do seu blog.
Pior do que não responder a comentários ou dúvidas é quando o blogueiro resolve aparecer na conversa apenas para contra-atacar (e de forma exaltada) uma crítica negativa que possa ter recebido. Lembre-se de que nem sempre é possível agradar a todo mundo. Se você só resolve responder a comentários quando é criticado, já está agindo errado por estar ignorando os outros comentários (que podem até ser positivos), mas seja sempre educado, para que dessa forma você não perca leitores.
Encontre seus leitores onde eles estiverem
Não basta apenas escrever um novo texto e esperar que os leitores apareçam para ler, é preciso divulgar seu post.
Mas como?
Uma boa estratégia é valer-se de cada rastro deixado no seu blog pelos seus leitores.
Além de responder a comentários, aproveite para pegar o e-mail desse pessoal que mais interage, afinal, se eles comentam frequentemente, provavelmente eles gostam muito do seu blog e o acompanham com periodicidade, podendo até se tornarem evangelizadores do seu conteúdo, compartilhando-o com seus respectivos amigos.
Ainda falando em e-mail, deixe bem à vista no seu blog um campo para cadastramento de e-mails, para que as pessoas que curtiram seu blog poderem se cadastrar e receber suas postagens assim que elas forem publicadas.

Divulgar seus novos posts via redes sociais, como o Facebook e o Twitter também é muito válido, pois provavelmente boa parte do seu público está presente nessas redes sociais, e as utilizarão como fonte primária de acesso ao seu blog.
Para finalizar, podemos concluir que tornar um mero “visitante” em um “leitor fiel e assíduo” é uma tarefa difícil, que exige tempo, persistência e vontade, mas oportunidades para se tornar um blogueiro melhor nunca faltarão, é só não desistir!
E aí, o que achou do post? Deixem seus comentários abaixo!
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Como usar as Redes Sociais em benefício dos estudos e do trabalho
Aug 29th 2012, 13:22
No último sábado, dia 25/08/2012, Rodrigo Sampaio, diretor da agência Estratégia Digital, especializada em Marketing Digital na região de Ribeirão Preto, foi um dos convidados da entrevistadora Silvana Resende, em seu programa “ Profissão Sucesso“, junto com Vinícius Melo.
O programa Profissão Sucesso tem o objetivo de debater temas relevantes e atuais sobre o mercado de trabalho, abordando tópicos como empregabilidade, gestão de pessoas, motivação, orientação profissional e marketing.
Marketing Digital e as oportunidades de trabalho
Já que o assunto é Marketing, não haveria como deixar de falar sobre o Marketing Digital, bem como sobre as inúmeras possibilidades que o Marketing Digital gera aos mercados de trabalho e às pessoas que buscam por boas oportunidades de emprego.
Durante a entrevista, Rodrigo Sampaio e Vinícius Melo discutiram sobre como utilizar corretamente as redes sociais para fins de estudo e trabalho, aprofundando a discussão sobre como as empresas tem recorrido cada vez mais a sites de relacionamento, como o Orkut, o Facebook, o Twitter e principalmente o Linkedin na hora de selecionarem os candidatos a uma vaga.
Transparência nas redes sociais
No decorrer da conversa, Rodrigo Sampaio deixou clara a importância das pessoas manterem sua integridade nas redes sociais, assim como fazem na vida real, pois hoje em dia as redes sociais nada mais são do que uma extensão do cotidiano, e não adianta se comportar de uma forma mascarada durante uma entrevista de emprego, quando na verdade sua personalidade nas redes sociais é completamente diferente.
Conteúdo relevante, branding e personal branding
Um ponto chave de toda a entrevista foi a discussão sobre a criação de conteúdo relevante para as redes sociais, pois através de estratégias de Marketing de Conteúdo, tanto pessoas quanto marcas podem trabalhar seu branding na internet.
Confiram os vídeos da participação de Rodrigo Sampaio no programa Profissão Sucesso, da entrevistadora Silvana Resende:
E aí, curtiram os vídeos? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo!
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Apresentação no 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto
Aug 22nd 2012, 14:35
Saber escrever e bem é uma das características essenciais para jornalistas e redatores, mas no ambiente online algumas características mudam.
Que tal conhecer mais um pouco sobre SEO (Otimização em Ferramenta de Busca) e conseguir mais acessos gratuitos?
Confira as 10 dicas sugeridas pelo Rodrigo Sampaio, em sua palestra no 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto.
Dica 1 – Capriche no conteúdo!
Pode ser uma ideia já muito batida mas continua sendo atual mas todo jornalista precisa escrever algo bom, único e relevante. O google adora isso.
Dica 2 – Saiba escolher as palavras chave para o seu blog ou post
Use a ferramenta de palavras chave do google, google instant e o google insights for search com esse propósito.
Dica 3 – Negrite as palavras chave

As palavras chave em negrito despertam maior atenção dos seres humanos em suas leituras na web. Por conta disso, também são valorizadas pelos sites de busca.
Dica 4 – Insira as palavras chave nos cabeçalhos e descrição
Os cabeçalhos são atributos muito valorizados pelos sites de busca. Os chamados H1, H2, H3, H4 (etc) ficam dentro do texto e funcionam como “um olho” ou linha fina do texto.
Já a meta description (ou descrição) serve como uma prévia do conteúdo da página e pode ser visualizada nas páginas de resposta dos sites de busca. Apesar de não influenciar no algoritmo, exerce forte influência para os seres humanos.
Para ambos os casos, também é indicado utilizarmos as palavras-chaves dentro desses “espaços”.
Para maiores informações, acesse Tags Heading e Sua Importância no SEO e Meta Tags e SEO.
Dica 5 – Insira as palavras chave no título da página
O título pode ser classificado como mais importante do que os cabeçalhos. Ele ganha destaque pois é exibido com nos resultados das buscas (serps).
Dica 6 – Faça links internos no seu blog
Colocar hiperlinks numa determinada palavra chave proporciona mais informações caso o internauta clique e seja levado para outra página ou site.
Como o google entende que o site ou página que recebeu o hiperlink é uma referência, ela ganhar credibilidade e sobe nas posições das páginas do Google.
Dica 7 – Insira-as nos nomes das fotos
Além de escolher uma boa imagem ou vídeos que ilustrem muito bem seu texto, é importante nomeá-los com palavras-chaves através do atributo “alt”. Pois assim seu post pode ser encontrado também quando o usuário pesquisar por palavras-chaves em imagens.
Dica 8 – Densidade de Palavras Chave
Não peque pelo excesso! Lotar o seu post com palavras chave é prejudicial para os seres humanos e para os sites de busca. Os spiders do google detectam tentativas de manipulação do seu algoritmo e penalizam os domínios e sites.
O ideal é que as suas palavras chave estejam entre 2 a 3% do conteúdo da página.
Dica 9 – Nunca duplique conteúdo
Sabia que os sites de busca ignoram as páginas cujos conteúdos são copiados?
Sabia também que é muito provável que estes sites sejam penalizados caso haja uma frequencia grande de páginas plagiadas?
O ideal é que haja uma frequencia grande de postagens próprias e autênticas. Caso você precise copiar o conteúdo de um parceiro, informe isso claramente ao google. Use a tag rel=”canonical”.
Material usado na apresentação
Segue o material usado!
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3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto!
Aug 16th 2012, 14:58
Compartilhamento de Conhecimentos é o tema da edição 2012 do evento
Na próxima quarta-feira, dia 22/08/2012, as blogueiras e twitteiras de Ribeirão Preto promoverão o terceiro encontro de fãs e usuários da rede social Twitter, além de contarem com a participação de webjornalistas, blogueiros ou colaboradores de conteúdos para blogs.
O evento, que recebe o nome de “ 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto” será realizado na FNAC Ribeirão Shopping, às 19hs.
Programação do Evento
Integram a programação do encontro palestras pertinentes ao mundo dos blogs, com palestrantes como a fotógrafa Fabiola Medeiros, do blog “ Boas Fotos para o Blog“, compartilhando suas experiências e seus conhecimentos sobre o universo blogueiro e suas tendências, Felipe Mendes, com o tema “ Ferramentas para promover gratuitamente“, e Rodrigo Sampaio, diretor da agência de marketing digital Estratégia Digital, que ministrará a palestra “ Melhorando seus textos para as buscas do Google“.
Tópicos de Abordagem
Com amplo conhecimento em estratégias para marketing digital e diretor da Estratégia Digital há 7 anos, Rodrigo Sampaio abordará os seguintes tópicos:
- Dicas de SEO para jornalistas
- Formas de melhorar os acessos aos blogs através da redação de conteúdo adaptados ao Google
- Dicas de redação para a internet
- Ferramentas do Google para jornalistas
Sobre o Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto
Criado em 2009, o evento “ Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto” surgiu com o objetivo de promover a construção de amizades, troca de ideias e debates entre os mais diversos segmentos e faixas etárias.
“A internet ficou pequena para nós. Chegou a hora de se reunir”, afirmam as organizadoras do evento Cris Menegussi e Luciana Stabile.

Grandes marcas como Refrigerantes DON, Savana Motel, Toda Oferta UOL e Santa Helena Alimentos, acreditaram na causa e estão apoiando a ideia do 3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto.
Todas as participantes foram convidadas a doar dois litros de leite que serão arrecadados ao Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, Sobeccan.
Informações
3º Encontro de Twitteiras e Blogueiras de Ribeirão Preto “Compartilhando Conhecimentos” 22 de Agosto de 2012 19h às 21h30 Local: FNAC RibeirãoShopping
Link para inscrição: http://migre.me/a64AY

E aí, vamos participar?
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10 dicas do que NÃO fazer em um campanha de Facebook Ads!
Aug 9th 2012, 13:45
Quando pensamos em uma Estratégia de Marketing Digital, os campos de abrangência e as plataformas de atuação são inúmeras, abordando deste planejamentos para campanhas de E-mail Marketing, Links Patrocinados no Google (Google Adwords), Marketing de Conteúdo, desenvolvimento e gestão de blogs, SEO, SEM, sites de e-commerce, ações de Social Media Marketing e Social Media Optimization.

O trabalho de um bom estrategista de Marketing Digital é avaliar esse amplo leque de opções e extrair dele qual será a melhor ferramenta para a concretização de seus objetivos no Marketing Digital.
Desde que a Estratégia Digital começou a trabalhar o Marketing Digital de seus clientes nas redes sociais, uma das ferramentas que sempre nos demonstrou grandes possibilidades de segmentação, alcance e altas taxas de conversão foi a plataforma de publicidade do Facebook, o Facebook Ads.

Por mais simples que possa parecer, fazer uma campanha de Facebook Ads bem sucedida não é tão fácil assim.
A facilidade de sua execução é contornada pela complexidade de sua gestão e acompanhamento, e sempre vemos algumas campanhas de Facebook Ads muito mal feitas, sem qualquer nexo ou objetivo, que acabam meramente gastando a verba inserida.
Listamos abaixo os 10 maiores erros em uma campanha de Facebook Ads. Leiam atentamente e vejam o que NÃO fazer em uma estratégia de Facebook Marketing:
1- Não destacar o diferencial e os pontos fortes do seu produto ou serviço
Apenas anunciar seu produto ou serviço não é suficiente, é preciso utilizar o anúncio do Facebook Ads para transmitir algo de novo e intrigante, com o objetivo de chamar a atenção do internauta. Muitas campanhas pecam por abusarem de clichês de Marketing e se esquecem de dar o devido destaque para algum produto ou serviço.
#Dica: Se seu diferencial é o preço, deixe-o em destaque no texto do anúncio.
2- Escolha de imagem-chave errada
Toda imagem para campanhas de Facebook Ads é exibida no formato de 100px por 72px. Pensando dessa forma, talvez uma incrível fotografia, com uma super-resolução, não fique tão interessante assim.
Se por acaso sua marca (ou o produto que você estiver anunciando) permitir, use cores chamativas (sem faltar com o bom senso), ilustrações, e imagens que realmente despertem a curiosidade do usuário em clicar no anúncio. Pense que muitas vezes ele não vai nem ler a mensagem que você escreveu, então a imagem tem que traduzir boa parte do conceito da sua campanha de Facebook Ads.
3- Falta de análise e estudo da concorrência
A simples navegação em redes sociais já é um caminho para a análise de como seus concorrentes estão fazendo suas inserções publicitárias no Facebook, seja em postagens ou em Facebook Ads. Estude com atenção quais são os textos e as imagens dos anúncios que seu concorrente faz.

Mas não somente isso. Curta as Fanpages de seus concorrentes para ser impactado pelos anúncios deles e procure retirar o máximo de prendizado com cada um.
4- Definição incorreta de Target
Conhecer o seu público-alvo é primordial para se começar qualquer campanha de Marketing, seja ela uma campanha de Marketing Digital ou não. Entenda quais são os hábitos de consumo, os gostos, a localização geográfica, a faixa etária e o nível de escolaridade de seus consumifores.

Nunca crie nenhuma peça ou anúncio no Facebook Ads sem conhecer essas informações! Essa parte de pesquisa pode ser demorada, e às vezes requer uma pesquisa manual de perfil por perfil de seus fãs no Facebook, mas tenha certeza de que esse esforço será um fator determinante para o sucesso de sua campanha de Facebook Ads.
5- Erro na escolha de qual promoção será trabalhada
Estude sempre em que formato será exibido o seu anúncio para verificar se a imagem ficará adequada, se a quantidade de caractéres do texto não aparecerá cortada e se seu anúncio está impactante. Se você escreveu um post com muito texto e deseja promovê-lo, vale mais a pena promovê-lo por CPM otimizado (aquele que aparece na TimeLine das pessoas) do que criar um anúncio de publicação de página (que aparece na sidebar esquerda da tela).
6- Não renovar o conteúdo dos anúncios
O fato é que qualquer anúncio, por mais genial e bem estruturado que possa ser, acaba se tornando desgastante e enjoativo após muito tempo de exibição. Portanto, para campanhas com maior duração, vale mais a pena colocar no ar duas variações de anúncios por vez e subistitui-los frequentemente do que subir dezenas de versões de anúncios direcionados para a mesma segmentação de uma só vez.
A não renovação dos anúncios pode fazer com que uma alta taxa de cliques no início da campanha caia ao final dela.
7- Não pensar na mensagem ideal
Como os caractéres para um anúncio no Facebook Ads é limitado, sua mensagem tem que ser curta e sucinta. Ela precisa apresentar para o internauta, dentre muitos argumentos, o argumento certeiro que o fará clicar no anúncio e, se tudo der certo, gerar uma conversão.
#Dica: NÃO CRIE ANÚNCIOS COM TEXTOS EM CAPS LOCK. DESNECESSÁRIO!
8- Segmentação do público incorreta
Criar anúncios temáticos com segmentações específicas pode parecer uma boa estratégia para conquistar fãs que curtam determinados tipos de assuntos, mas essa segmentação precisa ser feita com extremo cuidado e cautela!
É preciso muita atenção na hora de preencher o campo de interesses na plataforma do Facebook Ads, pois se você exagerar, poderá queimar sua verba, anunciando para publicos que não tem o menor interesse no seu anúncio, além de conquistar haters para sua marca.
9- Não direcionar o link de seu anúncio para uma Landing Page
Um clique que leva o internauta simplesmente para a home de um site ou para uma Timeline de uma Fan Page pode se tornar um clique único, que não será repetido por usuários desinteressados em conhecer o conteúdo de seu site ou Fanpage.
É preciso direcionar o usuário até a página que antecede a conversão, e para isso, uma ótima estratégia é usar uma ótima Landing Page.
#Dica: Utilize na Landing Page a mesma chamada comercial e a mesma imagem que usadas no seu anúncio do Facebook Ads. Dessa forma, o usuário não corre o risco de se sentir perdido ao ser direcionado para a sua página.
10- Falta de metas de conversão e orçamento
Para saber se uma campanha de Facebook Ads está indo bem é necessário estabelecer metas de conversão baseadas em um objetivo. Organize-se, monte uma planilha, faça um planejamento, e só depois vá para a execução.
Conclusão
Criar uma campanha de Marketing Digital patrocinado no Facebook Ads é operacionalmente fácil, mas como dissemos no começo do post, sua facilidade de execução é contornada pela complexidade de sua execução.
Uma boa campanha leva tempo para ser feita, portanto não se preocupe em fazer tudo em apenas um dia. Junte uma equipe e trabalhem o tempo que for necessário, visando o alcance de resultados.
E não se esqueçam de sempre consultar esse post para lembrarem do que NÃO fazer em campanhas de Facebook Ads.
Vocês conseguem lembrar de mais algum erro? Comentem.
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Marketing de Performance para empresas na internet: Saiba o que é e como funciona
Aug 1st 2012, 21:01
Marketing de Performance: o que é?
Marketing de Performance são atividades dentro do Marketing Digital que têm seus objetivos ligados diretamente a resultados pré-determinados e que são mensuráveis, ou seja, o contratante (empresa) só paga se tiver seus resultados alcançados.

Uma das características mais positivas deste tipo de marketing na internet é a transparência com o cliente, além é claro dos fatores econômicos. A empresa só pagará se alcançar seus objetivos, tais como a geração de " leads" (Lead é um contato qualificado, um potencial comprador) ou então vendas.
Marketing de Performance e ROI
O marketing de performance facilita um ROI (retorno sobre o investimento) maior, e também facilita o reconhecimento e condução de maior foco para campanhas que produzem mais resultados. Este estilo de trabalho é acessível para qualquer empresa, independente do seu tamanho ou mercado.
Exemplos de objetivos no Marketing de Performance
Ações de marketing digital que podem ser objetivos do Marketing de Performance através de números:
- Clique – Visita à determinadas páginas ou total de visitas geradas pelo Google Orgânico (gratuito) por exemplo
- Lead – pessoas interessadas, que preencheram formulário online, orçamentos e cadastros.
- Venda – Confirmações de compras.

Aqui na agência Estratégia Digital, temos alguns outros parâmetros que vale a pena citar:
- Cadastros de bandas: Incentivamos clientes potenciais (músicos, bandas) da marca Play-R Duplicação de CDs e DVDs à entrarem numa determinada página do site e efetuarem o cadastro de bandas. Em seguida, inserimos estes clientes no blog de música da marca. A meta é cadastrar um determinado número de bandas e assim indiretamente aumentar o número de visitas vindas do Google orgânico e redes sociais.
- Abertura de emails: A meta com a Mundial Imóveis (imobiliária em Ribeirão Preto) é alcançar determinadas porcentagens (%) de abertura de emails. Exemplo: Ao disparar o email marketing, uma das metas é atingir um índice de abertura acima de 15%. Caso isto aconteça, a agência recebe um valor adicional.
Desempenho da Performance Digital: Indicadores
Indicador do Marketing de Performance é uma relação de monitoramento, um número, uma métrica, sempre de alguma coisa que você possa mensurar. Esses indicadores de desempenho nos permitem manter, mudar ou abortar o destino de nossas atividades e ações de marketing digital.
Nós da Estratégia Digital por exemplo, trabalhamos com Marketing de Performance aplicando técnicas de conteúdo otimizado ao google e ferramentas de gestão ligadas ao monitoramento que auxiliam no desenvolvimento de qualquer tipo de empresa.
Para os indicadores do Marketing de Performance funcionarem corretamente e os resultados serem positivos, é preciso que os dados que os alimentam sejam claros e precisos. Informações erradas podem refletir negativamente na direção de um processo ou numa decisão crítica.
Se houver interesse, entre em contato para realizar sua ação de marketing de performance.

E aí, gostou do post?
Foi útil?
Deixe abaixo algum comentário se tiver dúvida, sugestão, crítica ou elogio sobre este post.
Abraços e até a próxima!
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8 motivos para sua empresa possuir uma página de fãs e não um perfil no Facebook
Jul 20th 2012, 21:37
Devo usar perfil ou página de fãs para promover minha empresa no Facebook?
Desde que o Facebook virou febre no Brasil, as empresas estão desesperadas para entrar na rede, mostrar os seus produtos e principalmente vender!
Isso é muito bom, mas será que estas estão iniciando da maneira correta?

Muitas começam o Facebook Marketing erroneamente. Com a pressa ou desconhecimento, criam um perfil para a sua empresa e não uma página para fãs ( fan page).
Listei abaixo 8 motivos para você usar uma página de fãs ao invés de um perfil para seus negócios no Facebook, vamos a eles:
1- Publicidade no Facebook
Num perfil não é permitido fazer a divulgação comercial de produtos e serviços de empresas. O Facebook informa que o perfil serve apenas para pessoas físicas, ou seja, para manter amizades e laços mais próximos.
No caso, empresas possuem clientes e compradores, não amigos. Entendeu a diferença?
Então é para isso que existem as páginas de fãs, onde você pode promover seu site/blog para a sua audiência sem problemas.
2- Número de fãs na fan page
O número de contatos/fãs que a sua marca pode possuir numa fan page é ilimitado. Já num perfil, o máximo de amigos é de até 5.000 (já vi raríssimos casos como números maiores…)
O grande barato da página é poder ter fãs sem a preocupação de lotação entende?
Se pegarmos a Página do Corinthians no Facebook por exemplo, há mais de 2 milhões de fãs. Imaginem se eles tivessem feito um perfil…
3- Níveis de administração de página no Facebook
Uma atualização recente do Facebook permite que várias pessoas atualizem a mesma página, diferentemente do perfil.
Na prática: Você é de uma empresa em que várias pessoas precisam acessar a página de fãs para atualizar e acompanhar o andamento das interações. É possível delegar as funções de gerenciamento mediante o grau de hierarquia definido por você.
E está é uma grande vantagem hein?
Veja a ilustração abaixo sobre esses níveis:
4- Facebook e as abas especiais
Uma grande deficiência dos perfis é não oferecer a opção para adicionar as abas ( landing page). Como estes, é possível fazer muita coisa bonita e interessante.
As grandes marcas se utilizam de abas para dar boas-vindas, apresentar promoções, ações de interação e captação de emails. Algumas são tão especiais que oferecerem vídeos e jogos para os fãs e acabam sendo um recurso muito bem aceito e que rendem muitos likes (novos fãs) para as marcas.

Para você inserir uma aba na sua página, o aplicativo mais usado é o Static HTML, que é bem simples e fácil de ser instalado.
Mas aviso que você precisará de uma pessoa que entenda de HTML para criar um código para deixe a aba funcionando de acordo com seus objetivos.
5- Twitter, Youtube e Blog no Facebook
Os perfis no Facebook até oferecem uma sincronização com o Twitter de forma básica e simples. Já as páginas de fãs, além de colocar abas para os mais diversos objetivos, oferecem ainda aplicativos bem completos e que atendem às necessidades para twitter, youtube, blog e várias outras redes sociais.

O site mais famoso que oferece esses aplicativos grátis para Facebook é o Involver. Basta entrar lá e instalar.
6- Anúncios no Facebook (Facebook Ads)
Com uma fan page, é possível criar quantos anúncios pagos, para campanhas diferentes, segmentá-las, especificar qual público vai recebê-las e mais um monte de vantagem que acabam alavancando a popularidade, visualizações e engajamento com a sua marca.

Por padrão, você precisará de um cartão internacional para o Facebook cobrar o valor investido na publicidade no facebook . A dica é usar o Paypal (configurado com a idioma em português) para que o pagamento seja feito em reais (dessa forma, não seria necessário pagar também o IOF).
7- Estatísticas no Facebook – Facebook Insights
Você já viu quantas pessoas visualizaram determinada foto que você postou no seu perfil no Facebook? Não?
E nem vai.
É que os perfis no facebook não oferecem um recurso chamado Facebook Insights, já as páginas sim.

Este é um dos recursos mais usados por agências de marketing digital e empresas para saber se os números de curtir, de visualização, de alcance da página estão aumentando ou caindo.
O Facebook Insights é um dos principais parâmetros que traçam os rumos dos planejamentos de marketing para empresas no Facebook.
8- Enviar mensagem para todos os fãs no Facebook
Usando um perfil, você pode enviar mensagens para 20 amigos no máximo, via inbox. Com isso, seria um processo muito trabalhoso separar em blocos e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos de uma vez.
Usando uma página de fãs, não existe limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma vez só. Legal né?!
Finalizando…
Se você não quiser correr o risco de receber uma mensagem punitiva como a abaixo, saiba que é possível migrar um perfil para página no facebook.
Como converter perfil para página de fãs?
Logado no perfil da sua empresa, acesse o link de migração de perfil para página no facebook.
Escolha uma categoria do seu negócio e siga os passos indicados.

Em alguns casos, pode haver uma demora para a finalização da migração. Caso isso aconteça, tente novamente depois de alguns dias.
Outra dica é: faça o backup de tudo antes de converter.
Depois que migrar, indico este post muito bom: Migrou o seu cliente para página ou fanpage no facebook? Seus problemas ainda não acabaram…
E aí, gostou do post? Foi útil?
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Abraços!
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10 dicas para sua empresa aumentar sua influência na internet
Jul 6th 2012, 21:02
Possuir influência on-line é a vontade de todas as empresas e pessoas na internet, mas como será possível aumentá-la sem exagerar?

Ganhar a confiança de sua comunidade é absolutamente necessário se você deseja obter uma posição de referência no setor que atua. Como você sabe, a estrada é longa e exige atenção, então aqui estão os primeiros passos:
1- Defina personalidade
Tome seu tempo pensando em descobrir quem você é e o que você quer ser. Uma vez feito, isso revela as características que diferenciam a sua empresa das demais, o que faz você especial é mostrar quem você é.

Trabalhe em suas forças e nunca tente fingir ser o que você não é, em seguida, você verá que isso funciona bem.
2- Siga seus próprios passos
Mire alto e olhe sempre para o melhor cenário, todos começaram pequeno um dia, estude bem sua a história e o que tem de melhor para mostrar para o seu mercado.

Seus produtos são sim muito interessantes e úteis, sempre terá alguém interessado, basta ter confiança e calma.
3- Tenha objetivos claros
Escolha o seu nicho e trabalhe duro, seja original principalmente, as grandes marcas se tornaram referências no setor sendo originais o tempo todo. Para fazer isso você tem que manter-se frequente, beber das principais fontes de informação e insistir em vários tipos de conteúdos e canais de comunicação.

Ter um objetivo como “Quero ganhar X fãs no Facebook” já é um grande passo pra pensar a seguir “Como posso conquistar esses X fãs?”
4- Seja coerente
Deixe todas as suas mensagens mais claras, simples e menores possíveis, isso é uma arte na internet e mostra uma personalidade bem definida e autêntica.

Marcas pecam por mensagens perdidas, sem sentido e principalmente por mensagens longas que acabam cansando sua audiência. Não faça isso e você se dará bem.
5- Entregue antes de receber
Antes de você escolher, você deve saber plantar. Se você contribuir com seu conhecimento, ofereça informações úteis para as pessoas, desenvolva uma estratégia de conteúdo interessante. A ideia é gerar engajamento e proximidade das pessoas que são do seu interesse.
6- Não seja um robô
Prove que você é humano com cada tweet, cada post de seu blog, cada foto no Facebook, pois o que seus seguidores vão valorizar é a sua personalidade, que você é diferente! Seu conteúdo deve destacar algo, fornecer um valor diferencial que o torna único e para o qual você é apreciado.

Nada de respostas automáticas, nada de postagens sempre com o mesmo conteúdo nos mesmos horários. Tudo que seja tabelado e rotineiro você risca do seu planejamento.
7- Saiba com quem você está falando
Descubra onde o seu público-alvo está e se preocupe em estar lá. Explore nichos de mercado mais específicos, por exemplo: não são todas as marcas que precisam de uma página no Facebook, sua marca pode sim usar o Orkut (ainda existem mais de 34,4 milhões de usuários ativos na rede social sabia?).
8- Seja consistente
Desenvolva um plano de ação, incluindo um calendário de dias e horas para a publicação de conteúdo, frequência de atualização de suas redes sociais e tempo gasto para melhorar a sua presença on-line, consulte e monitore as estatísticas de suas atividades.

Crie o seu blog, envie email marketing para os seus contatos com o destaque de suas publicações, desenvolva ações paralelas, integre mídias sociais e marketing on-line em sua estratégia. Se você calcular cuidadosamente suas ações e otimizar seu plano de trabalho, seus esforços e investimentos serão uma mão na roda.
9- Dê a cara pra bater
Sempre responda aos comentários em seu blog e as questões levantadas por qualquer canal social. Aproveite estas oportunidades para aumentar a taxa de interação com sua comunidade e incentivar o envolvimento, seja no Facebook, Twitter ou qualquer outra atividade de marketing digital.

Se houver comentários negativos, responda-os, não deixe ninguém falando com as paredes.
Lembre-se: a maioria das pessoas na internet são carentes, se você der atenção você pode ganhar um amigo de infância e um futuro e potencial comprador
10- Tenha amigos do peito e não fãs
Uma das principais características do meio 2.0 é a atitude colaborativa. Networking é o elemento chave que permite que este meio evolua.
Conheça os seus seguidores, pesquise sobre seus perfis e interaja com aqueles que te acompanham de alguma forma.

Aquele curtir às 15h, ou aquele único RT á 1 da manhã são de pessoas que te admiram de alguma forma, sua empresa e você deve dar valor para este tipo de público, este sim é seu amigo do peito!
Para finalizar: tornar-se alguém influente é uma questão de tentar. Se você é uma empresa pequena ou grande, você se esforça todos os dias para trazer algo diferente, você age como uma pioneira, você aparecerá perto e disponível para qualquer um que requer sua atenção.
Controle seu ego, sua empolgação e sua ansiedade de ter 1 milhão de fãs, porque paciência e influências são as 2 maiores chaves do sucesso nos dias de hoje no ambiente digital.
É isso.
Gostou do post?
Tem alguma dúvida ou sugestão?
Deixe seu comentário que eu respondo.
Abraços e até a próxima! =D
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