Como não poderia deixar de ser, existe um excelente plugin sobre Google Analytics para você usar no seu WordPress e, como não poderia deixar de ser, foi desenvolvido pelo Yoast – ele é um grande desenvolvedor de soluções para WordPress, vale a pena acompanhá-lo.
A essa altura você estaria se perguntando: plugin para Google Analytics? Para quê? É só colocar o código no header… Triste engano. O Google Analytics é uma ferramenta poderosa de suporte ao marketing e até mesmo para suas decisões de qual conteúdo produzir, qual conteúdo é mais rentável, qual autor do blog atrai mais visitantes e outras informações vitais para a evolução do seu site WordPress. Acompanhe.
Primeiro de tudo, instale o plugin no seu WordPress e o ative: Google Analytics for WordPress. Na página de configurações do plugin, faça a autenticação (existem várias formas, teste e use aquela que funcionar para você):
E, em seguida, vamos para a configuração das primeiras opções:
Selecionando essas opções, você terá:
- O código do Google Analytics automaticamente incluído no cabeçalho do site;
- Cliques externos, ou cliques em downloads, monitorados como eventos (Event Tracking);
- As opções avançadas do plugin para começar a coletar ainda mais informações.
Veja que o simples fato de habilitar a segunda opção da lista acima já te dá toda uma nova visão sobre o seu site: você conseguirá descobrir em qual link as pessoas clicam e saem do seu site, bem como os downloads que elas fazem (caso você tenham algum no site). Neste momento, quem trabalha com AdSense fica sedento: “Tem como monitorar os cliques no AdSense?” Não. Não com este recurso.
Salve as configurações feitas e a partir de agora você vai ter as informações desses cliques no seu Google Analytics, no relatório de Eventos:
Para cada item listado ali (outbound-article, outbound-comment, …), se você clicar no item, você vai ver quais as URLs externas as pessoas foram visitar (saindo do seu site). Você pode aprender muita coisa sobre o seu site e seus visitantes simplesmente analisando estes elementos. Vamos para as configurações avançadas:
A segunda seção de configurações (primeira de “configurações avançadas”) é direcionada ao uso de Custom Variables (variáveis personalizadas). Minha sugestão é configurar conforme a imagem anterior, e você poderá ter no Google Analytics:
- Se você tem diversos níveis de usuários (assinantes, autores, administradores, editores, …), a primeira opção (loggeg in users) identifica o tipo do usuário visitando o site. Aqui na Agência Mestre, isso nos interessa devido a nossas escalas de assinatura (Ouro, Prata, Bronze);

- Com a opção Post type você poderá ver as visitas separadamente em posts, páginas ou outro tipo de página, caso você tenha (attachment, por exemplo). É útil para você separar visitas em posts das visitas em páginas – Na Agência Mestre, serve para separar visitas de posts (informação) das visitas em páginas (conversão);

- Na terceira opção, Author Name, você vai poder ver separadamente por autor, o volume de visitas que seus artigos recebem. É sensacional para WordPress que tem diversos colaboradores;

- Nós não usamos tags por aqui, então eu não escolhi a opção Tags. Basicamente, você teria os dados agrupados por tags, tal como é a visão por autor acima;
- A opção Publication Year é muito interessante. Como o nome sugere, ela agrupa as visitas baseando-se no ano de publicação do artigo. Vale ativar esta opção, mesmo que você tenha começado a atividade esse ano ou o ano passado, pense que daqui a 2 ou 3 anos ela vai fazer todo o sentido. Comece a monitorar já!

- A Single Category funciona tal como Tags ou Author Name, mas o agrupamento fica baseado em categorias. Mais uma visão excelente para você descobrir qual categoria atrai mais visitantes, gera mais conversões e por aí afora;

- A opção All Categories, que eu não selecionei, está aí para casos de quem utiliza a marcação de mais de uma categoria por post. Isso não é uma boa prática da perspectiva de SEO, nós não usamos aqui na Agência Mestre e eu deixei desmarcado.
Se você já está achando tudo isso sensacional, tem mais:
Na seção Advanced Settings, mude a opção assinalada na seta para Track the complete URL, para que aqueles cliques que levam a sites externos (que nós marcamos para serem monitorados no primeiro grupo de opções) tragam a informação da página externa exata e não somente o domínio. Como você pode observar nas opções da imagem, você consegue configurar também subdomínios e até o Cross-Domain tracking, se este for o seu caso.
Para fechar o grupo de configurações que eu costumo utilizar, veja a imagem a seguir:
Na seta vermelha, o mais importante para quem trabalha com AdSense no WordPress: É possível monitorar os ganhos (mesmo que você tenha vários sites) ao selecionar esta opção. Também é necessário fazer a integração do Google AdSense com o Google Analytics, integração que você somente consegue fazer com 1 site.
Porém, após feita a primeira integração, quando você marcar esta opção (que adiciona uma linha de código na página) no site principal e nos demais sites que você usar o AdSense, cada conta de Google Analytics de cada site terá seus respectivos dados de ganhos com o AdSense.
Na imagem acima não está marcado pois não usamos o AdSense na Agência Mestre. Além, do Track AdSense, outras opções que você deve prestar atenção:
- Tag links in RSS feed with campaign variables: é legal para você ver as visitas que vem para o seu site a partir do feed;
- Add tracking to the comment forms: importante para você ter as marcações de comentários.
Conclusões
Existem ainda mais opções no plugin, mas estas são as que devem atender a maior parte dos sites que usam o WordPress. Aproveite o plugin, que é gratuito, e revolucione a forma como você mensura e toma suas decisões.
O Google Analytics é muito mais do que um contador de visitas, aproveite todo o poder que ele tem para avaliar o sucesso do seu site. Se precisar de uma ajuda, conte com a nossa consultoria em Google Analytics.
0 comentários:
Postar um comentário