segunda-feira, 10 de junho de 2013

Google Analytics para WordPress (Plugin)

Agência Mestre
Blog de SEO com informações sobre Otimização de Sites(SEO), Pagerank, Google e Search Engine Marketing (SEM). Aprenda a otimizar o seu site e blog!
thumbnail Google Analytics para WordPress (Plugin)
Mar 13th 2013, 16:03

Plugin Google Analytics for WordPress

Como não poderia deixar de ser, existe um excelente plugin sobre Google Analytics para você usar no seu WordPress e, como não poderia deixar de ser, foi desenvolvido pelo Yoast – ele é um grande desenvolvedor de soluções para WordPress, vale a pena acompanhá-lo.

A essa altura você estaria se perguntando: plugin para Google Analytics? Para quê? É só colocar o código no header… Triste engano. O Google Analytics é uma ferramenta poderosa de suporte ao marketing e até mesmo para suas decisões de qual conteúdo produzir, qual conteúdo é mais rentável, qual autor do blog atrai mais visitantes e outras informações vitais para a evolução do seu site WordPress. Acompanhe.

Primeiro de tudo, instale o plugin no seu WordPress e o ative: Google Analytics for WordPress. Na página de configurações do plugin, faça a autenticação (existem várias formas, teste e use aquela que funcionar para você):

E, em seguida, vamos para a configuração das primeiras opções:

Configurações Iniciais - GA WordPress

Selecionando essas opções, você terá:

  • O código do Google Analytics automaticamente incluído no cabeçalho do site;
  • Cliques externos, ou cliques em downloads, monitorados como eventos (Event Tracking);
  • As opções avançadas do plugin para começar a coletar ainda mais informações.

Veja que o simples fato de habilitar a segunda opção da lista acima já te dá toda uma nova visão sobre o seu site: você conseguirá descobrir em qual link as pessoas clicam e saem do seu site, bem como os downloads que elas fazem (caso você tenham algum no site). Neste momento, quem trabalha com AdSense fica sedento: “Tem como monitorar os cliques no AdSense?” Não. Não com este recurso.

Salve as configurações feitas e a partir de agora você vai ter as informações desses cliques no seu Google Analytics, no relatório de Eventos:

Events Report - Google Analytics

Para cada item listado ali (outbound-article, outbound-comment, …), se você clicar no item, você vai ver quais as URLs externas as pessoas foram visitar (saindo do seu site). Você pode aprender muita coisa sobre o seu site e seus visitantes simplesmente analisando estes elementos. Vamos para as configurações avançadas:

Configuração de Custom Variables - GA WordPress

A segunda seção de configurações (primeira de “configurações avançadas”) é direcionada ao uso de Custom Variables (variáveis personalizadas). Minha sugestão é configurar conforme a imagem anterior, e você poderá ter no Google Analytics:

  • Se você tem diversos níveis de usuários (assinantes, autores, administradores, editores, …), a primeira opção (loggeg in users) identifica o tipo do usuário visitando o site. Aqui na Agência Mestre, isso nos interessa devido a nossas escalas de assinatura (Ouro, Prata, Bronze);Custom Var 1 - Google Analytics
  • Com a opção Post type você poderá ver as visitas separadamente em posts, páginas ou outro tipo de página, caso você tenha (attachment, por exemplo). É útil para você separar visitas em posts das visitas em páginas – Na Agência Mestre, serve para separar visitas de posts (informação) das visitas em páginas (conversão);
    Custom Var Post Type - Google Analytics
  • Na terceira opção, Author Name, você vai poder ver separadamente por autor, o volume de visitas que seus artigos recebem. É sensacional para WordPress que tem diversos colaboradores;
    Custom Var Author Name - Google Analytics
  • Nós não usamos tags por aqui, então eu não escolhi a opção Tags. Basicamente, você teria os dados agrupados por tags, tal como é a visão por autor acima;
  • A opção Publication Year é muito interessante. Como o nome sugere, ela agrupa as visitas baseando-se no ano de publicação do artigo. Vale ativar esta opção, mesmo que você tenha começado a atividade esse ano ou o ano passado, pense que daqui a 2 ou 3 anos ela vai fazer todo o sentido. Comece a monitorar já!
    Custom Var Publication Year - Google Analytics
  • A Single Category funciona tal como Tags ou Author Name, mas o agrupamento fica baseado em categorias. Mais uma visão excelente para você descobrir qual categoria atrai mais visitantes, gera mais conversões e por aí afora;
    Custom Var Category - Google Analytics
  • A opção All Categories, que eu não selecionei, está aí para casos de quem utiliza a marcação de mais de uma categoria por post. Isso não é uma boa prática da perspectiva de SEO, nós não usamos aqui na Agência Mestre e eu deixei desmarcado.

Se você já está achando tudo isso sensacional, tem mais:

Advanced Settings - GA WordPress

Na seção Advanced Settings, mude a opção assinalada na seta para Track the complete URL, para que aqueles cliques que levam a sites externos (que nós marcamos para serem monitorados no primeiro grupo de opções) tragam a informação da página externa exata e não somente o domínio. Como você pode observar nas opções da imagem, você consegue configurar também subdomínios e até o Cross-Domain tracking, se este for o seu caso.

Para fechar o grupo de configurações que eu costumo utilizar, veja a imagem a seguir:

AdSense e RSS - GA WordPress

Na seta vermelha, o mais importante para quem trabalha com AdSense no WordPress: É possível monitorar os ganhos (mesmo que você tenha vários sites) ao selecionar esta opção. Também é necessário fazer a integração do Google AdSense com o Google Analytics, integração que você somente consegue fazer com 1 site.

Porém, após feita a primeira integração, quando você marcar esta opção (que adiciona uma linha de código na página) no site principal e nos demais sites que você usar o AdSense, cada conta de Google Analytics de cada site terá seus respectivos dados de ganhos com o AdSense.

Na imagem acima não está marcado pois não usamos o AdSense na Agência Mestre. Além, do Track AdSense, outras opções que você deve prestar atenção:

  • Tag links in RSS feed with campaign variables: é legal para você ver as visitas que vem para o seu site a partir do feed;
  • Add tracking to the comment forms: importante para você ter as marcações de comentários.

Conclusões

Existem ainda mais opções no plugin, mas estas são as que devem atender a maior parte dos sites que usam o WordPress. Aproveite o plugin, que é gratuito, e revolucione a forma como você mensura e toma suas decisões.

O Google Analytics é muito mais do que um contador de visitas, aproveite todo o poder que ele tem para avaliar o sucesso do seu site. Se precisar de uma ajuda, conte com a nossa consultoria em Google Analytics.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code