quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

E-mail Marketing de pós-venda como gerador de relacionamento e recompra

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
E-mail Marketing de pós-venda como gerador de relacionamento e recompra
Jan 31st 2013, 15:36

O e-mail marketing de pós-venda atualmente vem sendo utilizado por diversas empresas, as quais visam fidelizar o cliente e gerar recompra. E-mails de pós-venda são sempre muito bem vindos, além de manter um diálogo com o consumidor, é através dele que os varejistas adquirem o feedback de seu empreendimento.

suporte-pos-venda-email

Segundo pesquisa realizada em 2011, e-mails de pós-venda podem ter um impacto significativo na decisão de uma futura compra, desde que sejam compreendidos os motivos que levam os clientes a se envolverem com as empresas. Por exemplo, estudo da S&S Worldwide contou que 14% dos usuários que clicam nos e-mails de pós-venda que solicitam feedbacks tendem a fazer novas aquisições, o que acaba aprofundando relacionamentos e aumentando o índice de recompra.

novas-vendas-via-email-marketing

Muitos varejistas vêm se esforçando para envolver de vez o cliente à marca. No entanto, a pesquisa revela que é importante oferecer abordagens diferentes para cada situação.

Identifique as oportunidades do pós-venda

A pesquisa de satisfação do produto e do serviço é uma das oportunidades mais comuns deste programa. Comece enviando um e-mail alguns dias depois da compra, dê ao cliente tempo suficiente para experimentar o produto. Aí sim, comece sua pesquisa, perguntando-lhe de sua da satisfação em relação ao produto. Saber também comentários sobre o serviço e o produto é muito importante neste caso, peça ao cliente para contar uma história sobre o uso de seu produto, podendo até mesmo posteriormente postá-lo no site da empresa. Conforme a análise do Lightspeed Research no ano passado, cerca de 62% das pessoas leem outras opiniões online antes de tomar a decisão da compra. Desta forma, este comentário se tornará visível a outros consumidores e, opiniões geralmente são mais do que apenas informações, passam confiança.

E-mails de Upsell e Cross-sell

Para enviar e-mails de Upsell e Cross-sell você já deve conhecer seu cliente, que pode ser com base no histórico de aquisições e em seu comportamento. Os e-mails de Upsell servem para informar clientes sobre produtos desatualizados ou inferiores e convidá-los a adquirir sua verão mais recente e melhorada, enquanto e-mails de Cross-sell devem sugerir produtos similares associados ao produto. Já, o tempo para enviar esse tipo de e-mail varia de acordo com o ciclo de vida do produto ou a frequência de compra do cliente.

Incentive os clientes a participar

Fazer os clientes interagirem com e-mails de Upsell é relativamente fácil, pois estão recebendo produtos e serviços melhores geralmente com generosos descontos. Difícil, é fazer com que enviem seus comentários avaliando os produtos e serviços. Desta forma, procure entender as motivações que levam os clientes a comentarem antes de solicitar feedbacks.

feedback-de-clientes

De acordo com um estudo realizado no ano de 2007, pelas empresas Keller Fay e Bazarvoice, averiguou-se que 90% das pessoas que escrevem comentários sobre os produtos tem a intenção de ajudarem outras pessoas e, que 80% querem melhorar a imagem da marca. Sabendo disso, mostrar ao cliente que sua opinião será valorizada ao ser publicada no site da empresa e, que ajudará outros indivíduos a tomarem decisões de compra, pode ser o incentivo que necessitam. Além disso, estes mesmos podem voltar ao site para conferir os novos comentários.

Mensure os resultados

Programas de pós-venda devem possuir uma série de metas mensuráveis. Dependendo da campanha, os objetivos giram em torno da taxa de recompra e feedbacks gerados. As metas seguintes são monitorar o comportamento futuro daqueles que se engajaram, como por exemplo saber se ocorreu uma aproximação maior com a marca, que pode ser calculado através do índice de novas compras e comentários.

interprete as informacoes coletadas

Dicas para campanhas de e-mails de pós-venda

Dica 1 – Evite a insistência:

Do ponto de vista do cliente, que acaba de fazer uma compra, solicitar outra pode ser um tanto quanto invasivo. Nem todos irão responder positivamente. Ao invés de pedir para ele responda um inquérito demorado, solicite a avaliação de um produto através de estrelas, ou para clicar no botão "like" do Facebook. Não esquecendo é claro, de sempre agradecer o consumidor.

Dica 2 – Não seja genérico:

Comece chamando-o pelo nome e inclua dinamicamente dentro da mensagem conteúdos e fotos da sua compra recente. Detalhes como estes tornam a mensagem mais atrativa e geram credibilidade.

Dica 3 – Ofereça recursos sociais:

Ao solicitar um feedback, permita que usuários compartilhem seu conteúdo com amigos. Se a experiência for boa possivelmente vão querer compartilhar.

Dica 4 – Faça Testes:

Teste suas campanhas com diferentes consumidores em diferentes dias após a venda. Esteja consciente que alguns vão preferir escrever comentários, enquanto outros simplesmente vão comprar novamente. Incentivos promocionais podem ser oferecidos, mas mensure a eficácia de cada uma destas campanhas.

Fonte: ecommercenews.com.br

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

E-mail Marketing se mantém como grande influenciador de consumidores

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
E-mail Marketing se mantém como grande influenciador de consumidores
Jan 31st 2013, 16:11

O e-mail marketing ainda é um canal poderoso quando o assunto é influenciar o e-consumidor na tomada de decisão de compra, com 66% dos consumidores norte-americanos revelando ter realizado uma compra a partir de um e-mail recebido, proporção quase três vezes superior quando comparado aos que afirmam o mesmo para publicações no Facebook (20%) ou mensagem de texto – SMS (16%), de acordo com um estudo elaborado pela Exact Target.

Curiosamente, a mala direta também continua mais viva do que nunca como influenciadora, com 65% dos inquiridos afirmando ser influenciados por este canal. Por outro lado, os aplicativos voltados para aparelhos portáteis (10%) e os canais sociais como Twitter (6%) e Linkedln (4%) são menos relevantes ao influenciar os consumidores.

Porém, as mensagens de empresas em redes sociais tendem a atingir com mais relevância a geração jovem: adolescentes (com idades entre 15 e 17 anos) são mais susceptíveis a comprar após visualizar posts de empesas em sites de redes sociais como Facebook (32%) e Twitter (16%).

Consumidores preferem receber ofertas através de e-mails

Mais de três quartos (77%) dos consumidores preferem receber ofertas de empresas através de sua caixa de correio eletrônica. A mala direta é a segunda opção (9%), seguida por SMS (5%), Facebook (4%) e ligações telefônicas (2%). Neste quesito, o e-mail também é o canal preferido mesmo entre adolescentes (66%), segundo a pesquisa.

A preferência se mantém ao longo do tempo

A ordem dos canais preferenciais não mudaram muito ao longo dos anos. Em 2008, o e-mail foi o canal de comunicação mais utilizado para receber ofertas, sendo o canal favorito para 72% dos consumidores, um pouco menos em relação aos 77% verificados em 2012.

Entretanto, quando se trata de comunicação pessoal, a preferência dos consumidores alterou drasticamente em favor das redes sociais e mensagens de texto:

  • 45% atualmente utilizam e-mail para comunicação pessoal, ante 66% verificados em 2008.
  • 36% usam mensagens de texto para esta finalidade, crescimento de 16%
  • 13% acessam redes sociais para comunicação pessoal, aumento de 3%.

E-mail também lidera em compartilhando conteúdo

Tais mudanças nas preferências são refletidas na maneira como as pessoas – particularmente as gerações mais jovens – compartilham conteúdos com amigos e familiares.

O e-mail é o canal de compartilhamento de conteúdo mais popular, superando até mesmo o Facebook por 30 pontos percentuais (63% x 33%). Entretanto, os adolescentes são os que compartilham mais conteúdos via Facebook do que via e-mail (54% x 47%).

envie-este-email-a-um-amigo

E-mail é utilizado com maior frequência

Quando indagados sobre os canais que utilizam com maior frequência, o e-mail e o Facebook são de longe os mais populares, com 96% dos consumidores entrevistados afirmando interagir com e-mails ao menos uma vez por semana, enquanto 70% afirmam o mesmo para o Facebook. Apenas 20% revelam utilizar o Twitter com esta mesma frequência.

Fonte: blogdoecommerce.com

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Como inserir uma imagem de um site em seu template de Email Marketing

Ademir Diniz
Blog sobre e-mail marketing
Como inserir uma imagem de um site em seu template de Email Marketing
Jan 24th 2013, 22:09

Essa é uma função simples, mas muitos usuários possuem dúvidas.

Primeiro é importante saber que as imagens da internet podem possuir direitos autorias, mesmo que não explícitos. Por tanto, não copie imagens da internet sem ter a certeza de que a mesma é gratuita (Royalty Free).

Existem sites que disponibilizam imagens de ótima qualidade e gratuitas. Abaixo segue um que uso e aconselho:

http://www.sxc.hu/

Vamos pegar uma imagem de exemplo deste site.

Procure a imagem por uma palavra chave ou navegue pelas categorias disponíveis no site, clique na miniatura e se precisar em alta resolução (enorme) clique na imagem novamente para ampliar.

Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois na opção Copiar ou Copiar imagem, como segue abaixo:

Navegador utilizado foi o Google Chrome.Em seu navegador esta opção de copiar pode ter outro nome.

Navegador utilizado foi o Google Chrome.
Em seu navegador esta opção de copiar pode ter outro nome.

Depois de copiada a imagem, acesse o editor de mensagens de seu programa, apague a imagem atual de seu template, caso tenha, e cole a nova imagem.

Você pode colar usando o atalho do teclado CTRL + V ou clicar com o botão direito do mouse onde deseja inserir a imagem e depois na opção Colar. Veja exemplo:

Colar Google Chrome

Pronto. Sua imagem será inserida onde o cursor de digitação estiver piscando ou onde clicou com o mouse.

Esse procedimento deve funcionar em qualquer cliente de e-mail, seja Desktop, como Outlook, Thunderbird, ou Interface Web, como Gmail, Hotmail, Yahoo!.

Caso tenha dúvidas, poste nos comentários. Ela pode ser a de outro leitor também!

Abraço e até a próxima.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Parceria com Programa Avesso

Heat Marketing Digital
Marketing Digital & SEO
Parceria com Programa Avesso
Jan 23rd 2013, 16:23

O Blog da Heat agora é parceiro do Programa Avesso.

O Avesso é um programa de entretenimento, que trabalha no "Brand Backstage", mostrando detalhes e curiosidades dos bastidores das ações de comunicação das marcas.

Um clássico pra quem é da área de comunicação. Para quem não conhece, fica a dica!

Acesse o link da parceria!

Valeu galera!

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Campanha multicanal e mobilidade serão tendências no e-mail marketing em 2013

Blog de Email Marketing
Conteúdos elaborados por especialistas do setor.
Campanha multicanal e mobilidade serão tendências no e-mail marketing em 2013
Jan 23rd 2013, 16:13

Em 2013, as principais tendências para o e-mail marketing serão a segmentação, o foco na entregabilidade para consolidar a questão do spam e as campanhas multicanais e adaptadas para dispositivos móveis.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Atender ou não, eis a questão!

Heat Marketing Digital
Marketing Digital & SEO
Atender ou não, eis a questão!
Jan 23rd 2013, 13:36

Não há nada mais valioso pra uma empresa que a relação com seus clientes. Muitos esforços são feitos para fortalecer esse vínculo, normalmente envolvendo estratégias e investimentos das áreas de atendimento e marketing.

O problema é que na maior parte das vezes essas duas pontas não se comunicam e é comum que tenham percepções diferentes do que quer o consumidor dentro da mesma empresa.

Aí encontramos mais um grande desafio das redes sociais: integrar equipes e visões de quem trabalha com marketing e quem faz atendimento.

Quem fará a gestão?

Uma questão comum dentro das empresas é quem será responsável pela gestão desses canais. Normalmente são as áreas de marketing ou agências digitais que assumem a função, o que faz sentido se pensarmos no relacionamento e divulgação de ações da marca, mas como fica o atendimento nesses casos?

Em um evento do setor ano passado, em meio a uma discussão sobre como deveria ser o atendimento ideal nas redes sociais com um pessoal de comunicação, ouvi alguns argumentos como "só de demonstrar atenção ao cliente ele já fica feliz" ou "passar um número de telefone para atendimento resolve a situação". Resolve mesmo? Será que só um comentário simpático vai suprir a uma demanda cada vez maior de clientes exigentes e conectados?

Eu penso que não. Assumir que os clientes estão cada vez mais "mimados" (outra pérola do debate) e que as empresas não devem sair correndo para atendê-los de forma rápida pode ser um tiro no pé.

Desafio grande mas necessário

Não temos mais como fugir do grande desafio de criar processos de atendimento e comunicação integrados, eficazes e criativos. Hoje, os consumidores tem cada vez mais poder de escolha e quem não estiver preparado vai perder pro concorrente mais próximo.

Para complementar o tema, coloco aqui um excelente vídeo feito pelo pessoal do Scup com uma entrevista com uma das maiores referências em SAC 2.0 no mundo, Frank Eliason. Nele, ele comenta sobre a importância de ouvir os clientes e de como o atendimento ao cliente é parte crucial no sucesso de uma empresa nesses canais. Vale a pena assistir!

E você, o que acha das iniciativas de SAC 2.0? Conte pra gente!

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

A criação do engajamento

Blog de Email Marketing
Conteúdos elaborados por especialistas do setor.
A criação do engajamento
Jan 23rd 2013, 11:23

Marco Salvi, gerente de marketing e serviços a clientes da Virtual Target, fala sobre como gerar engajamento no e-commerce.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aproveite 2013 para começar a utilizar Réguas de Relacionamento


Aproveite 2013 para começar a utilizar Réguas de Relacionamento
Jan 22nd 2013, 13:05
Dicas para utilizar bem a função de Réguas de Relacionamento e conquistar mais resultados com as campanhas de e-mail marketing.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

10 dicas para empresários fazerem a Otimização de seus sites (SEO)


10 dicas para empresários fazerem a Otimização de seus sites (SEO)
Jan 16th 2013, 19:15

Posicionar seu site e seus produtos nas primeiras colocações de um buscador não pode ser visto mais como um bicho de sete cabeças. Veja como incrementar as metas do seu site, sejam elas vendas, geração de leads ou downloads!

SEO – Search Engine Optimization

O Search Engine Optimization (SEO) é responsável por essa exposição. Com indexação, prioridade, otimização de conteúdo e geração de popularidade, somando uma série de fatores e técnicas, são feitas melhorias na forma com que os sites foram desenvolvidos, no conteúdo deles e na quantidade de links que apontam para os mesmos, gerando assim uma melhor qualificação.
SEO - otimização de sites
Para desmistificar essas técnicas de Otimização de Sites e fazer com que esse conhecimento estratégico não seja mais segredo para ninguém, seguem abaixo 10 dicas para que os sites ganhem mais chances de aparecer entre as melhores posições nos buscadores:

1. Palavras-chave corretas:

Pesquise e escolha em quais palavras-chave você vai focar levando em conta os recursos que tem à disposição e a competitividade das palavras.
a importancia das palavras-chave

2. Palavras e termos específicos:

Ao escolher suas palavras-chave, não foque apenas nas palavras-chave genéricas como “notebook”, procure ter um mix com termos mais específicos, que serão menos competitivos e convertem melhor.

3. Estabeleça metas e mensure os resultados:

Não meça somente posicionamento nos resultados de busca. Procure mensurar o sucesso do seu SEO medindo o incremento nas metas do seu site, sejam elas quais forem, como, por exemplo, vendas, geração de leads ou downloads. SEO é marketing digital e não “otimização de posicionamento de palavra-chave” – portanto, deve ser mensurado da mesma maneira que outros canais.Mensuração de resultados

4. Otimize títulos e descrição:

Otimize os títulos e a descrição de suas páginas. Inclua suas palavras-chave e fique atento para o limite de caracteres de cada meta tag (70 para títulos e 156 para descrições).

5. Produza conteúdo próprio:

Tenha alguém responsável pela produção e distribuição do conteúdo do seu site. Se precisar, contrate um redator para escrever conteúdo único e informativo sobre seus produtos e serviços.

6. Invista em Social Media Marketing:

Ter uma presença bem estabelecida nos canais sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter e Google Plus são importantes também para o seu SEO.
mantenha-presenca-nas-redes-sociais

7. Use botões sociais:

Torne seu conteúdo fácil de ser compartilhado usando botões sociais do Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus e outros que achar interessante.

8. Para E-commerce: Cuidado com a plataforma da sua loja:

Caso seu site seja um e-commerce, a dica mais importante é a seguinte: cuidado na escolha de sua plataforma. Pesquise bem, procure por cases e questione a plataforma quanto aos itens referentes a SEO, e sobre o quanto a plataforma é amigável as ferramentas de busca.

9. Google Webmasters Tools:

Crie uma conta no Ferramentas para Webmasters do Google (www.google.com.br/webmasters/) para configurar e monitorar o seu site no Google.

10. Leia e informe-se sobre Otimização de Sites:

Leia o livro “A Arte do SEO” – é a melhor referência sobre SEO disponível hoje no mercado.
Fonte: Olhar Digital

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Opt-in para newsletters em aúncios do Google Adwords


Opt-in para newsletters em aúncios do Google Adwords
Jan 16th 2013, 12:00

Ao usar a busca do Google por alguns termos, certos resultados na área dos links patrocinados apresentam um campo para o usuário inserir seu email e um botão "Subscribe to newsletter".
Exemplo de anúncio do Adwords exibindo um campo de opt-in para a newsletter do anunciante
Se a busca é feita a partir do Google Chrome e o usuário está logado no browser, o campo do email já pode aparecer preenchido com o endereço do usuário. Outros exemplos, ainda, pedem também o nome do usuário, além do endereço de email.
Esse recurso, que não é tão novo assim, vem sendo testado pelo Google há pouco mais de um ano e, por isso, está em fase Beta e disponível apenas para alguns anunciantes.
Se você é anunciante do Google Adwords, pode verificar se é um dos escolhidos no seu painel, acessando o item Campanhas do menu principal e a aba Extensões de anúncio. No painel em inglês, ela aparece na lista das extensões como Communication Extension.
Vamos torcer para que o Google libere esse recurso para todos os anunciantes o mais breve possível, pois certamente, será um auxílio e tanto aos remetentes no crescimento de suas listas de contatos!
Media files:
adwords-150x136.png (image/jpg, 0 MB)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aproveite 15% de desconto no meu curso online no iMastersPro!

Blog de Email Marketing da Templateria » Português
Blog de Email Marketing da Templateria
Aproveite 15% de desconto no meu curso online no iMastersPro!
Dec 14th 2012, 01:11

Para que você gerencie com sucesso suas ações de email marketing nesse período de Festas e também em todo o ano de 2013, nós fizemos uma parceria com o iMastersPro para conceder 15% de desconto nas matrículas do meu curso online Planejando Campanhas de Email Marketing na Prática.

cupom-imasters

É só acessar a página de inscrição do curso no iMasters e usar o cupom TEMPLATERIA2012. Ele é válido até o dia 31 de Dezembro de 2012, mas você tem acesso ao curso por até 90 dias.

Então, corre pra se inscrever com o desconto e você terá ainda três meses de consulta ao conteúdo, para acessar quando lhe for mais conveniente.

Aproveite e cadastre-se para receber nossos emails, assim você recebe essas e outras novidades exclusivas!

Media files:
cupom-imasters1-150x150.png (image/jpg, 0 MB)
You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Envie emails de Boas Festas aos seus amigos com o Postkarto

Blog de Email Marketing da Templateria » Português
Blog de Email Marketing da Templateria
Envie emails de Boas Festas aos seus amigos com o Postkarto
Dec 12th 2012, 01:06

O Postkarto é um de nossos projetos/presentes de Natal para nossos leitores, amigos, parceiros e mais todo mundo.

É um pequeno editor para você enviar emails de Boas Festas aos seus contatos. Escolha o design do template que quer enviar, escreva sua mensagem, informe os emails dos destinatários e confirme o envio.

Com apenas estes quatro passos, você envia uma mensagem de Boas Festas aos seus amigos com um design bem legal que vai chegar direto no corpo do email das pessoas, e não como um anexo grande e pesado que os destinatários precisam esperar baixar.

Você pode enviar sua mensagem gratuitamente para até 20 destinatários por vez, e não há limites de quantas vezes você pode usar o Postkarto.

Se preferir enviar o seu email marketing com design exclusivo, nós podemos criar para você, fica pronto em apenas dois dias! Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre esse trabalho.

Media files:
postkarto-templates11-150x150.jpg (image/jpg, 0 MB)
You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

1o Aniversário da Templateria!

Blog de Email Marketing da Templateria » Português
Blog de Email Marketing da Templateria
1o Aniversário da Templateria!
Jan 14th 2013, 17:32

Há 1 ano e um dia, em uma sexta-feira 13, enviamos nossa newsletter de lançamento da Templateria. Agora, para comemorar esse nosso primeiro aniversário fico feliz de poder anunciar um pacote de novidades!

Preço Promocional e Cupom de Desconto

Em comemoração ao nosso aniversário, reduzimos o preço dos templates de R$ 65,00 para R$ 49,00!

E mais: até 1 de Fevereiro, use o cupom ANIVERSARIO e ganhe mais 10% de desconto sobre o valor promocional, totalizando uma economia de R$ 20,00!

escolha o seu template!

Novos Meios de Pagamento

Além do PayPal, agora você pode comprar templates usando Cartões de Crédito VISA, Amex e Mastercard, além de Boleto Bancário e Depósito em Conta.

10 Novos Templates

Adicionamos 10 novos templates em nossa galeria, que agora conta com 47 templates! E vem muito mais por aí!

Novas Cores e Layouts

Viu um template Preto, mas prefere Verde? Ou viu um template com três colunas mas prefere duas? Agora nossos templates possuem suporte a variações de cores e layouts! Se por acaso ainda não colocamos uma cor ou layout que você queira, entre em contato!

Atendimento via Chat

Adicionamos um chat online em nosso site para que você possa tirar suas dúvidas de um jeito mais rápido!

Media files:
cake-150x150.png (image/jpg, 0 MB)
You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

As redes sociais e o novo marketing


As redes sociais e o novo marketing
Jan 14th 2013, 13:37

O marketing está mudando, só não vê quem não quer. O fortalecimento da internet no cotidiano das pessoas tem trazido mudanças na maneira como elas consomem e buscam referências sobre produtos, o que inevitavelmente deveria refletir nas ações de marketing das marcas. É o que estamos vendo? Nem sempre…
O fato é que ainda tem muita gente que não entendeu o potencial de uso das redes sociais para ações engajadoras no marketing. O conceito de "campanha" ainda reina e o de "relacionamento" ainda deixa muito a desejar.
Poucas marcas conseguem pensar em ações direcionadas para suas comunidades, constância no relacionamento e assim, perdem valiosas oportunidades de fortalecerem seus laços com seus consumidores.
Redes sociais pedem um trabalho de criação, otimização, promoção, conversão e análise constante. Só assim pode-se alcançar algum objetivo concreto na utilização desses canais.
O tempo na internet é outro
Quando pensamos em campanhas específicas, como em outras mídias, esquecemos que a internet é para sempre, ou seja, que qualquer usuário pode entrar em um blog e ler notícias de dois anos atrás.
Por isso, na gestão de conteúdo, pense na consistência e comprometimento com sua marca, não somente em campanhas pontuais.
Jogo inverso
No marketing convencional o objetivo geralmente é a divulgação do produto. O problema é que hoje, quem manda e controla o que quer ver é o consumidor e para atraí-lo, o foco da sua comunicação deve ser ele e não seu produto. Há uma grande diferença nisso.
Utilizar os canais de redes sociais somente como um divulgador de campanhas e promoções, além de incômodo, pode ter efeito contrário e ao invés de atrair, repelir consumidores.
Pensar fora da caixa, gerar conteúdo de interesse de seu consumidor e ações de relacionamento é o que faz a grande diferença.
Comprometimento com seu público

Outro ponto fundamental é o comprometimento com seus canais. Pense assim, se você inicia um trabalho constante de geração de conteúdo, não pode simplesmente resolver tirar umas férias de alguns meses para pensar na vida…
Uma vez que se torna uma referência para seu público e mercado, é importante que haja um compromisso com esse trabalho. É ele quem garantirá a fidelidade de sua comunidade e fortalecimento do vínculo criado.
Se somar esses pontos suas ações de marketing digital nas redes sociais estarão muito bem direcionadas. Comprometimento, relacionamento e foco no cliente são 3 fatores-chave que devem entrar para o vocabulário de seu time.
E você, o que acha sobre o tema? Conte pra gente!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

5 entre 10 brasileiros usam redes sociais na hora da compra

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
5 entre 10 brasileiros usam redes sociais na hora da compra
Jan 11th 2013, 18:57

Há muito vem se falando sobre o poder das redes sociais na vida das pessoas, tanto no âmbito de relacionamento, como no campo profissional (social media) e até na hora das compras. Estudam mostram que 72% da população leva em consideração a opinião de amigos e familiares na hora de realizar suas compras, o que abriu as portas para o social commerce.

5 entre 10 brasileiros utilizam as redes sociais na hora da compra

5 entre 10 brasileiros utilizam as redes sociais na hora da compra

Redes Sociais no hábito de consumo dos brasileiros

Nós, brasileiros, adoramos nos comunicar, compartilhar nossas opiniões, interagir e, por isso, as redes sociais obtiveram um enorme sucesso no país: primeiro veio o Orkut, posteriormente o MySpace (que não se popularizou muito no país), o Twitter, o Facebook e mais algumas centenas de redes e mídias sociais em diversas categorias como YouTube, Delicious e Flickr.

Diante desse boom da Internet, das redes sociais e dos sites de compra coletiva, a empresa de mercado Oh!Panel realizou uma pesquisa encomendada pelo site de compra e venda, Mercado Livre, e divulgada pelo site da revista Veja com 679 brasileiros e 579 cidadãos da Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru, entre abril e maio de 2011.

Segundo a pesquisa, mais da metade do brasileiros presentes nas redes sociais já as usam para adquirir produtos e serviços, tornando-se um hábito entre os brasileiros (56%) enquanto os demais países pesquisados 49,4%. Além disso, seis em cada dez usuários de Internet no Brasil realizam pesquisas sobre produtos ou serviços em sites como o Twitter, taxa também superior à registrada em outras nações que é de 58,9%.

Recomendações de amigos nas redes sociais pesa mais que a opinião de especialistas e vendedores

Dos entrevistados de todos os países 72,8% dizem confiar mais na recomendação de amigos nas redes sociais do que na opinião de um especialista na hora de comprar produtos e serviços. Além das três plataformas mais populares no Brasil – Orkut, Twitter e Facebook -, a sondagem considerou os serviços LinkedIn, Sonico, Hi5 e MySpace.

5 entre 10 brasileiros utilizam as redes sociais na hora da compra

5 entre 10 brasileiros utilizam as redes sociais na hora da compra

A pesquisa mostrou ainda que mais de 40% dos brasileiros entrevistados acompanham a atuação de suas marcas favoritas nas redes. Eles apresentam duas razões para isso: conhecer novos produtos (81%) e encontrar novas ofertas (75,6%).

Infográfico sobre a influência das redes sociais na decisão da compra

Infografico sobre a influencia das redes sociais na decisao da compra

Infografico sobre a influencia das redes sociais na decisao da compra.

Fonte: Agência RS

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Internet influencia compra de 62% dos consumidores, aponta Google

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
Internet influencia compra de 62% dos consumidores, aponta Google
Jan 11th 2013, 16:38

O poder da internet para influenciar consumidores tem impacto econômico superior do que a capacidade da rede de gerar compras virtuais. A conclusão a que chegou o Google a partir de suas pesquisas na América Latina é usada como estratégia de negociação com seus anunciantes.

“O comércio eletrônico é muito importante, mas não é a pedra regular na internet”, afirmou o diretor do Google na Argentina, Alejandro Zuzenberg, durante conferência da empresa para a América Latina.

Em pesquisas feitas nos mercados da América Latina, a empresa apurou que 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.

Nesse universo, 32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.

comportamento do consumidor antes da compra

A internet mudou a forma de decisão de compra

Com base nos dados, a empresa mostra que a internet mudou a decisão da compra do ponto de venda para a rede. A conclusão tem mais força em setores como o de eletrônicos, em que nove em cada dez consumidores consultam a internet antes de adquirir um produto.

buscas online antes da compra

“Esse é o ponto que trabalhamos com nossos clientes”, afirmou Zuzenberg.

Os dados da pesquisa mostram ainda que 83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião dos usuários da rede para as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.

Zuzenberg disse ainda que as empresas devem usar a publicidade em mídias tradicionais para disparar as buscas no ambiente virtual. Um movimento que deve ser trabalhado com iniciativas no ambiente on-line.

“O que encontramos é que quem mais investe em publicidade [tradicional] mais tem busca on-line. É o complemento de ambas que funciona melhor.”

marketing tradicional + marketing digital

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

A influência das redes sociais no momento da compra

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
A influência das redes sociais no momento da compra
Jan 11th 2013, 16:00

Praticidade é a palavra chave do momento. Realizar compras na internet, pagar contas e obter informações sobre produtos e serviços não é mais nenhuma novidade para os internautas brasileiros, porém, a influência das redes sociais no momento da compra, tem chamado a atenção e exigido planejamento para muitas empresas.

    • Comprar sem sair de casa, ou do escritório, sem dúvida é uma das grandes vantagens da internet, mas, quando o assunto é segurança na compra, a sensação não é a mesma. Dados recente apresentam um crescimento significativo de internautas que passaram a realizar compras na internet, no entanto, o Brasil ainda tem um vasto terreno a ser conquistado e o mercado tende a evoluir bastante nos próximos anos.

clientes buscam por segurança na internet

    • A validação do desejo de compra tem passado pelo Facebook e Twitter, é o que releva uma pesquisa realizada pela FecomercioSP. Segundo a pesquisa, a comodidade em receber informações e influências através das redes sociais tem motivado os paulistanos a realizarem suas compras pela internet.

Redes Sociais e compras online

Quantas vezes você ou algum amigo, chegaram em suas redes sociais e fizeram a seguinte pergunta?

Quero comprar produto X, ele é bom?

Pois bem, esse comportamento tem influenciado cerca de 48% das compras realizadas, sejam elas na internet ou não. A pesquisa aponta que 63% dos usuários já possuíam o hábito de realizar compras online.

A reputação da marca na internet

Já conversamos em outras oportunidades sobre a questão do capital social de uma empresa, em que discutimos um pouco sobre a percepção dos usuários com relação as marcas e vimos quais estratégias podem ser utilizadas para influenciar a reputação de uma marca na internet. Outro ponto muito importante diz respeito ao diferencial da empresa na internet, isto é, qual a vantagem competitiva que uma empresa possui no ambiente online? Como essa diferença é percebida pelos consumidores?

    • O preço e a confiança na empresa são vistos como um dos principais atrativos dos e-consumidores, é importante ressaltar essa relação entre o preço e a confiança na marca, isso acontece porque usuários desconfiam de "promoções especiais" e "super ofertas", estratégias muitas vezes utilizadas por marcas que não são tão conhecidas, o que acaba atrapalhando bastante nos resultados da empresa.

super ofertas

O investimento na socialização de uma marca nas redes sociais, deve ser o principal foco, ou seja, o relacionamento gerado nas redes sociais terá uma grande influência futura no processo de decisão de compra.

O medo, a internet e as redes sociais

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda possuem um medo exagerado de "entrar" nas redes sociais, discursos como:

“as pessoas vão nos criticar, é melhor ficar de fora" entre outros.

Sempre que converso com algum empresário e escuto isso, gosto de dar a mesma resposta: Sua empresa já está nas redes sociais há muito tempo, só você não sabe. Não é porque simplesmente uma empresa não tem um perfil nas redes sociais que os usuários não irão expressar e compartilhar suas experiências com a marca.

    • Se a empresa não está presente naquele ambiente efetivamente, pior ainda, afinal, alguém terá que avisar quando surgir uma crise, e as oportunidades? Provavelmente ninguém vai ligar avisando. O monitoramento é algo básico. O foco do post não é falar sobre monitoramento, portanto, voltemos para o assunto principal que são as vendas, money, bufunfa.

Estão falando da sua empresa nas redes sociais

Continuando falando sobre o medo, agora tratando de outro aspecto, isto é, o medo de sofrer um golpe na internet ainda é muito grande. De acordo com a mesma pesquisa realizada em São paulo, 65% dos entrevistados da metrópole não se sentem seguros quanto as fraudes na internet. O que chama a atenção nessa pesquisa é que ao contrário do que se esperava, esse medo não diminuiu com relação a 2011, pelo contrário, aumentou em 13%.

Entre os crimes, a não entrega do produto comprado é o mais comum entre 28% dos usuários.

As redes sociais como ferramenta de marketing

    • O relacionamento que uma marca consegue criar dentro das redes sociais, ao meu ver, é o principal benefício para uma marca, e consequentemente a principal estratégia para promover vendas. Gerar relacionamento e engajamento, sabemos que não é uma missão muito fácil. Esse vídeo do Google, fala acerca das campanhas de links patrocinados, porém, podemos tranquilamente trazer essa ilustração para as realidades das redes sociais.

Conteuúo originalmente publicado em: http://www.natanaeloliveira.com.br/a-influencia-das-redes-sociais-no-momento-da-compra/

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Influência da internet na decisão de compra é cada vez maior

Estratégia Digital » Blog
Agência de Marketing Digital em Ribeirão Preto. Trabalhamos com a divulgação de marcas e sites na web com foco em performance.
Influência da internet na decisão de compra é cada vez maior
Jan 11th 2013, 15:11

Segundo pesquisa da empresa Harris Interactive, a internet já é a maior "ajuda" para se escolher um produto.

66% dos consumidores dizem que a internet (o que envolve redes sociais, sites e blogs, por exemplo) é o que mais influencia sua decisão de compra, seguida por conselhos de amigos e parentes, com 61%.

Um detalhe é que conselhos de amigos e parentes também podem acontecer pela internet, o que aumentaria ainda mais esses 66%. Por exemplo, 51% dos consumidores são influenciados por e-mail.

De resto, vem os jornais com 43%, a TV com 42%, a mala direta tradicional com 37% e, empatados, revistas e rádio com 28% cada. Os números são de 2011.

queda-de-influencia-das-mídias-tradicionais

Queda acentuada de outras mídias

Em 2010, a TV representava 52% e o jornal 51%, uma queda de cerca de 10% em apenas um ano. As revistas tinham 37% da preferência, e o rádio 35%.

internet na decisão de compra

Fonte: E-commerce Brasil

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code