terça-feira, 15 de janeiro de 2013

As redes sociais e o novo marketing


As redes sociais e o novo marketing
Jan 14th 2013, 13:37

O marketing está mudando, só não vê quem não quer. O fortalecimento da internet no cotidiano das pessoas tem trazido mudanças na maneira como elas consomem e buscam referências sobre produtos, o que inevitavelmente deveria refletir nas ações de marketing das marcas. É o que estamos vendo? Nem sempre…
O fato é que ainda tem muita gente que não entendeu o potencial de uso das redes sociais para ações engajadoras no marketing. O conceito de "campanha" ainda reina e o de "relacionamento" ainda deixa muito a desejar.
Poucas marcas conseguem pensar em ações direcionadas para suas comunidades, constância no relacionamento e assim, perdem valiosas oportunidades de fortalecerem seus laços com seus consumidores.
Redes sociais pedem um trabalho de criação, otimização, promoção, conversão e análise constante. Só assim pode-se alcançar algum objetivo concreto na utilização desses canais.
O tempo na internet é outro
Quando pensamos em campanhas específicas, como em outras mídias, esquecemos que a internet é para sempre, ou seja, que qualquer usuário pode entrar em um blog e ler notícias de dois anos atrás.
Por isso, na gestão de conteúdo, pense na consistência e comprometimento com sua marca, não somente em campanhas pontuais.
Jogo inverso
No marketing convencional o objetivo geralmente é a divulgação do produto. O problema é que hoje, quem manda e controla o que quer ver é o consumidor e para atraí-lo, o foco da sua comunicação deve ser ele e não seu produto. Há uma grande diferença nisso.
Utilizar os canais de redes sociais somente como um divulgador de campanhas e promoções, além de incômodo, pode ter efeito contrário e ao invés de atrair, repelir consumidores.
Pensar fora da caixa, gerar conteúdo de interesse de seu consumidor e ações de relacionamento é o que faz a grande diferença.
Comprometimento com seu público

Outro ponto fundamental é o comprometimento com seus canais. Pense assim, se você inicia um trabalho constante de geração de conteúdo, não pode simplesmente resolver tirar umas férias de alguns meses para pensar na vida…
Uma vez que se torna uma referência para seu público e mercado, é importante que haja um compromisso com esse trabalho. É ele quem garantirá a fidelidade de sua comunidade e fortalecimento do vínculo criado.
Se somar esses pontos suas ações de marketing digital nas redes sociais estarão muito bem direcionadas. Comprometimento, relacionamento e foco no cliente são 3 fatores-chave que devem entrar para o vocabulário de seu time.
E você, o que acha sobre o tema? Conte pra gente!

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