A importância de uma estratégia de marketing digital em redes sociais já é considerada por grande parte das empresas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) constatou que entre 251 empresas de grande e médio porte 65% já utilizam as mídias sociais como ferramenta de comunicação online com clientes e prospects.

Mas, antes de criar perfis, páginas e canais digitais é preciso planejar as ações para que os resultados sejam positivos e relevantes. Se a presença da sua empresa em mídias sociais não estiver planejada, será quase impossível medir o retorno de investimento online. Para investir em redes sociais é preciso destinar pessoas para o trabalho, adquirir tecnologia e gastar tempo em análises e indicadores. E todos esses recursos são caros e limitados.
Para planejar as ações em redes sociais, existe um ciclo de trabalho que pode ajudar a definir melhor os rumos de cada etapa e consiste em:
- avaliar
- elaborar
- socializar
- analisar

Em linhas gerais, o primeiro passo é avaliar o conteúdo que a sua empresa já possui e pode ser referência para os seus canais digitais. Feito isso, elaborar uma meta e linha editorial para a comunicação online, lembrando que é preciso oferecer conteúdo útil ao seu público. Em seguida, estudar em quais redes sociais mais relevantes é preciso estar presente, de acordo com o seu nicho de mercado e, por último, realizar e monitorar as ações.
Como mensurar o retorno de investimento?
Para alcançar a equação ideal de retorno de investimento (em inglês, Return On Investment – ROI) em mídias sociais, é preciso entender que apesar do ROI ser uma mensuração financeira, também pode ser aplicado a outros tipos de retorno. Essa nova equação é conhecida como Retorno de Influência (em inglês, Return on Influence) – um novo ROI. As equações medem o quanto financeiramente suas estratégias digitais estão valendo à pena e o quanto sua influência está beneficiando a sua empresa, ou marca.

Para isso, não basta saber apenas as métricas frias, como frequência, pageviews e alcance. Porque se o seu investimento é em Reais e o seu retorno é apenas o número de fãs no Facebook, você tem um problema! São as métricas quentes que estão associadas ao real retorno das suas ações, como níveis de envolvimento, fatores virais e análise de sentimento.
Algumas etapas podem orientar melhor a equipe e provar que investir em redes sociais vale a pena.
Defina metas claras
Metas e baselines (isto é, referências de ações do seu planejamento) são essenciais para alcançar o retorno de investimento online. Por isso, antes de começar a medir o ROI em redes sociais, defina o que você quer realizar nas redes e crie uma linha do tempo para essas atividades.

Colete dados
Comece monitorando o volume de citações e comentários direcionados a sua empresa, dividindo-os em positivos e negativos. Existem ferramentas que auxiliam na análise de sentimentos das reações as suas ações. Além disso, as tradicionais métricas de redes sociais, como número de fãs e seguidores, são importantes para calcular o retorno de investimento, mas a dica é não confiar apenas nesses números e sim nos resultados que eles proporcionam.
Por exemplo, o aumento de visitas no site corresponde a um aumento no volume de vendas? As pessoas que clicam nos seus perfis sociais depois vão para a área de serviços do seu site? É esse tipo de informação que deve ser buscada.
Torne os números úteis
Procure padrões de comportamento relacionando suas análises e atividades em uma única planilha. Por exemplo, como se relacionam os números do monitoramento das redes sociais e o volume de vendas, retenção de clientes ou outro indicador importante do seu negócio.

Após provar que o orçamento destinado para as mídias sociais está sendo bem aplicado e gerando retornos reais para a empresa, continue alerta nas novidades e esforçando-se para manter a boa reputação online.
Autor: http://www.bodhgaya.com.br
0 comentários:
Postar um comentário