O ano que passou foi de grande crescimento para as redes sociais. Acompanhamos muitas discussões, empresas entrando com força em campanhas e atendimento ao cliente e muitos questionamentos sobre o futuro desses canais virtuais.
O fato é que a adoção das redes sociais só tem crescido e o Brasil sai na frente com usuários apaixonados e atuantes. O Facebook é um fenômeno que se consolidou na vida dos brasileiros.
Do outro lado, empresas se posicionando e procurando profissionalização de serviços. Não dá mais pra continuar com a estratégia do estagiário, é preciso ter times especializados e ferramentas de suporte às ações nesses ambientes.
Em 2013 temos algumas tendências, já citadas por especialistas em 2012, que devem se fortalecer ao longo do ano. São elas:
1. Mobile
A popularização dos smartphones vem crescendo a cada dia. Um estudo divulgado pelo
e-Marketer aponta que o Brasil terá 318 milhões de conexões móveis ao fim de 2015 (incluindo celulares, tablets, netbooks, M2M, e-readers e hotspots móveis). O Facebook já reconheceu que o crescimento de acessos via celular supera os vindos de PCs.
E o que essas informações refletem no mercado? É preciso estar atento e adaptável aos formatos disponíveis a essas novas tecnologias. Redes criadas para celulares, como o Instagram, por exemplo,já possuem uma grande vantagem.
Este ano, os players tradicionais deverão trabalhar para a melhoria e diferenciação da experiência via mobile na adequação de serviços e interfaces.
2. Big Data
O monitoramento de informações das redes sociais tem trazido para as marcas acesso a um volume de informações inéditas sobre seus clientes e stakeholders.
A questão é, quando se alcança números gigantescos, como fazer a análise precisa de dados? Aí entram os sistemas de Big Data, responsáveis pela análise desse universo, ajudando as empresas a absorverem as informações estratégicas desse mundo de informações.
Segundo matéria da
TI Inside, estima-se que o mercado de Big Data crescerá em uma taxa anual composta de 31,7% até 2016, quando deverá movimentar US$ 23,8 bilhões. A tendência é que as empresas procurem automação na gestão da informação e ciclo de vida das análises de dados.
3. Ações multicanal
Outra tendência para o próximo ano é o aumento de ações com integração multicanal. Alguns números divulgados pela
Mashable Magazine dizem o porque:
- Mais de 80% dos usuários de smartphones e tablets os utilizam enquanto assistem TV,
- 51% das pessoas costumam publicar comentários sobre programas de TV a fim de se conectar e trocar opiniões com outros usuários que estão assistindo o mesmo programa,
- 24% dos usuários do Facebook reportaram que costumam fazer comentários nas redes sociais enquanto assistem um filme.
Aqui no Brasil, acompanhamos a grande repercussão de temas sobre novelas, BBBs, campeonatos de futebol entre outros. É natural que aumentem os esforços de integrar ações off line x online, criando maior engajamento do consumidor e fortalecendo a imagens de marcas.
E você, quais tendências imagina que irão crescer em 2013? Conte pra gente!
0 comentários:
Postar um comentário