Praticidade é a palavra chave do momento. Realizar compras na internet, pagar contas e obter informações sobre produtos e serviços não é mais nenhuma novidade para os internautas brasileiros, porém, a influência das redes sociais no momento da compra, tem chamado a atenção e exigido planejamento para muitas empresas.
- Comprar sem sair de casa, ou do escritório, sem dúvida é uma das grandes vantagens da internet, mas, quando o assunto é segurança na compra, a sensação não é a mesma. Dados recente apresentam um crescimento significativo de internautas que passaram a realizar compras na internet, no entanto, o Brasil ainda tem um vasto terreno a ser conquistado e o mercado tende a evoluir bastante nos próximos anos.

- A validação do desejo de compra tem passado pelo Facebook e Twitter, é o que releva uma pesquisa realizada pela FecomercioSP. Segundo a pesquisa, a comodidade em receber informações e influências através das redes sociais tem motivado os paulistanos a realizarem suas compras pela internet.

Quantas vezes você ou algum amigo, chegaram em suas redes sociais e fizeram a seguinte pergunta?
Quero comprar produto X, ele é bom?
Pois bem, esse comportamento tem influenciado cerca de 48% das compras realizadas, sejam elas na internet ou não. A pesquisa aponta que 63% dos usuários já possuíam o hábito de realizar compras online.
A reputação da marca na internet
Já conversamos em outras oportunidades sobre a questão do capital social de uma empresa, em que discutimos um pouco sobre a percepção dos usuários com relação as marcas e vimos quais estratégias podem ser utilizadas para influenciar a reputação de uma marca na internet. Outro ponto muito importante diz respeito ao diferencial da empresa na internet, isto é, qual a vantagem competitiva que uma empresa possui no ambiente online? Como essa diferença é percebida pelos consumidores?
- O preço e a confiança na empresa são vistos como um dos principais atrativos dos e-consumidores, é importante ressaltar essa relação entre o preço e a confiança na marca, isso acontece porque usuários desconfiam de "promoções especiais" e "super ofertas", estratégias muitas vezes utilizadas por marcas que não são tão conhecidas, o que acaba atrapalhando bastante nos resultados da empresa.

O investimento na socialização de uma marca nas redes sociais, deve ser o principal foco, ou seja, o relacionamento gerado nas redes sociais terá uma grande influência futura no processo de decisão de compra.
O medo, a internet e as redes sociais
Por incrível que pareça, muitas empresas ainda possuem um medo exagerado de "entrar" nas redes sociais, discursos como:
“as pessoas vão nos criticar, é melhor ficar de fora" entre outros.
Sempre que converso com algum empresário e escuto isso, gosto de dar a mesma resposta: Sua empresa já está nas redes sociais há muito tempo, só você não sabe. Não é porque simplesmente uma empresa não tem um perfil nas redes sociais que os usuários não irão expressar e compartilhar suas experiências com a marca.
- Se a empresa não está presente naquele ambiente efetivamente, pior ainda, afinal, alguém terá que avisar quando surgir uma crise, e as oportunidades? Provavelmente ninguém vai ligar avisando. O monitoramento é algo básico. O foco do post não é falar sobre monitoramento, portanto, voltemos para o assunto principal que são as vendas, money, bufunfa.

Continuando falando sobre o medo, agora tratando de outro aspecto, isto é, o medo de sofrer um golpe na internet ainda é muito grande. De acordo com a mesma pesquisa realizada em São paulo, 65% dos entrevistados da metrópole não se sentem seguros quanto as fraudes na internet. O que chama a atenção nessa pesquisa é que ao contrário do que se esperava, esse medo não diminuiu com relação a 2011, pelo contrário, aumentou em 13%.
Entre os crimes, a não entrega do produto comprado é o mais comum entre 28% dos usuários.
As redes sociais como ferramenta de marketing
- O relacionamento que uma marca consegue criar dentro das redes sociais, ao meu ver, é o principal benefício para uma marca, e consequentemente a principal estratégia para promover vendas. Gerar relacionamento e engajamento, sabemos que não é uma missão muito fácil. Esse vídeo do Google, fala acerca das campanhas de links patrocinados, porém, podemos tranquilamente trazer essa ilustração para as realidades das redes sociais.
Conteuúo originalmente publicado em: http://www.natanaeloliveira.com.br/a-influencia-das-redes-sociais-no-momento-da-compra/
0 comentários:
Postar um comentário